SÃO PAULO - O diretor executivo de minério de ferro e estratégia da Vale, José Carlos Martins, afirmou, durante encontro com jornalistas em Londres, que a mineradora está negociando com seus principais clientes, entre os quais a ArcelorMittal e a China Steel Corp, a redução dos preços do minério praticados no quarto trimestre. Neste momento, a maior parte das vendas da mineradora, afirmou o executivo, que participou do “Vale Day”, já leva em conta a média das cotações do minério no trimestre corrente e não o preço médio verificado no período imediatamente anterior, conforme a sistemática e preços vigente até então.
“Estamos negociando com eles e essa será uma negociação árdua, mas sem volta”, afirmou o executivo, referindo-se ao fato de os preços da commodity no mercado à vista serem hoje mais favoráveis aos clientes. “Hoje o desconto está em 20%, mas não sabemos se ele se manterá até o fechamento do trimestre”, acrescentou.
Segundo Martins, essa nova sistemática - baseada em valores praticados no mercado à vista dentro do trimestre - tira a previsibilidade que o modelo de preços anterior oferecia. “Cerca e 80% das vendas estão sendo feitas dessa maneira. O mercado está se movendo para uma sistemática de preços com maior liquidez e, cada vez mais, os preços estarão perto daqueles do mercado spot”, ressaltou.
Fonte: Valor / Stella Fontes
PUBLICIDADE