O diretor-geral da ANTAQ, Fernando Fialho, se reuniu, ontem (28), na Unidade Administrativa Regional de São Luís (UARSL), com o gerente-geral de Relações Institucionais da Vale, Dorgival Pereira, e com o secretário de Minas e Energia do Governo do Maranhão, Ricardo Guterres. O encontro serviu para que a Vale apresentasse seus novos projetos para a produção de minério de ferro.
A Vale, conforme a apresentação, fechará 2011 com 115 milhões de toneladas de minério de ferro produzidos. Em 2012, esse número deve alcançar 150 milhões de toneladas. Em 2017, serão 230 milhões de toneladas.
Dorgival Pereira destacou cinco projetos que a Vale empreenderá no Sistema Norte, que tem como área de influência Pará e Maranhão. Entre eles está a Estrada de Ferro Carajás, com a construção de 620km de novas linhas. Além desse, há a retroárea do Terminal Portuário de Ponta da Madeira (TPPM), em São Luís, com a construção de seis novos pátios de estocagem e mais quatro viradores de vagão, totalizando oito.
Outro projeto é a expansão do Píer IV, no TPPM. Dentre as melhorias que constam da obra estão uma ponte de acesso de 1.600m e dois berços de atracação, com 25m de calado.
Dorgival Pereira informou que os investimentos para esses projetos serão de R$ 12,5 bilhões.
Fonte: Antaq
PUBLICIDADE