SÃO PAULO - A mineradora Vale informou, nesta sexta-feira, que concluiu transação com a Cemig Geração e Transmissão para formação da joint venture Aliança Geração de Energia. O acordo entre as empresas foi anunciado em dezembro de 2013.
Vale e Cemig deterão participação de 55% e 45%, respectivamente, na Aliança Geração, mediante aporte de ativos, sem desembolso financeiro. A joint venture passa a abrigar as participações até então detidas pelas duas empresas nas usinas de Igarapava, Porto Estrela, Funil, Aimorés, Capim Branco I e II, e Candonga, com 1.158 MW de capacidade instalada.
A Cemig informou, porém, que a associação tem como condição que até 19 de junho seja concluída a compra pela mineira da participação de 9% da Vale na Norte Energia, empresa responsável pela construção e operação da hidrelétrica de Belo Monte. Caso a operação não ocorra até esta data, a Vale poderá pedir que a parceria seja desfeita.
A Vale diz que o fechamento da transação da Aliança Norte deverá ocorrer em breve e que a operação é consistente com sua estratégia de reduzir investimentos em ativos não estratégicos.
(Fonte: Valor Econômico/Thais Carrança
PUBLICIDADE