Do Rio - A Vale Inco, subsidiária canadense de níquel da Vale, informou ontem ter fechado acordo trabalhista com os trabalhadores do United SteelWorkers (USW) Local 2020-005, que reúne 300 empregados administrativos e técnicos da área de operações de Sudbury. Esse pode ter sido o primeiro passo para uma negociação da mineradora com os 3 mil mineiros vinculados ao sindicato da unidade USW Local 6500, que estão em greve há nove meses, junto com dois sindicatos locais em Voissey´s Bay e Port Colborne, apurou o Valor.
Myles Sullivan, assessor do USW em Sudbury, confirmou que a mineradora fechou acordo coletivo da unidade Local 2020, vencido desde março. "A Vale agora deve voltar à mesa com o Local 6500 para negociar uma acordo justo para todos os trabalhadores da empresa" disse. Segundo o comunicado, 84,5% dos funcionários administrativos de Sudbury, que nunca fizeram greve, votaram a favor de ratificar um acordo com a companhia para vigorar nos próximos três anos, contando de hoje a 31 de março de 2013.
O acordo firmado ontem envolve aumento anual de salários, um plano de pensão de Contribuição Definida para os novos empregados da empresa e a introdução de um plano de incentivo anual para apoiar a realização de objetivos estratégicos, compensações por performance, dentre outras melhorias.
Fonte: Valor Econômico
PUBLICIDADE