Do Rio - Terminaram em impasse as discussões entre a Vale Inco e os trabalhadores da região de Voisey ' s Bay, que permanecem em greve desde agosto do ano passado. Segundo o United Steelworkers (USW) Local 9508, que representa os 130 trabalhadores da empresa na região, as conversas foram interrompidas às 16 horas de hoje, hora local.
"Esta empresa (Vale Inco) não parece séria com relação a fazer um acordo", disse, em nota, Boyd Bussey, representante dos funcionários do USW. "A Vale está oferecendo um sistema de bônus menor do que o concedido ao sindicato Local 6500 de Sudbury, há apenas duas semanas", acrescentou o sindicalista.
Também em nota, a Vale Inco respondeu à crítica e se disse desapontada com o que considerou falta de comprometimento dos negociadores do sindicato.
"Estamos totalmente preparados para entrar em uma negociação coletiva, entretanto precisa haver comprometimento e vontade das duas partes em discutir todos os pontos e trabalhar para chegar a um ponto comum", informou Tom Paddon, gerente-geral das operações da Vale Inco em Newfoudland e Labrador.
Para o representante dos trabalhadores, no entanto, o sistema de bônus proposto é inaceitável, "inteiramente baseado em incentivos, ao invés do atual com base unicamente no preço médio real do níquel ou na lucratividade da empresa".
"O bônus oferecido em Sudbury tem um componente de níquel bem como componentes mundiais de lucratividade da empresa", ressaltou Bussey, afirmando que a mineradora se recusou a discutir outras questões pendentes na mesa de negociações até que o sindicato concorde com o novo sistema de bônus.
A empresa frisou que, até o momento, o USW rejeitou três propostas colocadas na mesa pela companhia nos 12 meses de negociação e destacou que as demandas atuais do USW aumentariam os custos trabalhistas da Vale em Labrador em cerca de 45% em relação ao acordo coletivo anterior.
"Nós entramos nesta rodada de negociações com o objetivo de alcançar um acordo que atingisse as necessidades dos empregados e das nossas operações em Labrador. Infelizmente, a falta de flexibilidade do USW na mesa de negociação diminuiu essa possibilidade", disse Paddon, lembrando que não há outras negociações agendadas.
Fonte: Valor Econômico/RR
PUBLICIDADE