Os futuros de petróleo se firmam em alta moderada nesta sessão, a caminho de ganhos pelo segundo dia, mas com viés limitado pela retomada de produção em um importante campo da Líbia. Às 12h, os contratos do Brent para maio subiam 0,05%, a US$ 65,72 por barril, na ICE, em Londres, enquanto os do WTI para abril avançavam 0,25%, a US$ 56,84 por barril, na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex).
As indicações de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) manteve em fevereiro elevado nível de cumprimento das cotas de corte da produção, que contribuíram para o avanço dos preços ontem, são contrabalançadas hoje pela retomada da produção do campo de El-Sharara, na Líbia, que permanecia fechado desde dezembro. A Líbia é um integrante da Opep que, em razão da persistente guerra civil no país, está isento do cumprimento de cortes de produção.
PUBLICIDADE
“Essa retomada resultará em ganho de mais de 300 mil barris/dia na produção da Líbia e, por consequência, também da Opep”, apontam analistas do Commerzbank em nota. “Dessa forma, o mercado voltará a ficar com oferta levemente acima da demanda, a menos que a produção seja cortada mais em outros países ou que ocorram quebras de produção em outras partes”, acrescentam os analistas do banco alemão.
Fonte: Folha SP