As vendas de aços planos no mercado brasileiro pela rede de distribuição cresceram 12% em agosto, frente ao verificado um ano antes, para 424,1 mil toneladas, de acordo com dados divulgados ontem pelo Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda).
O volume, um recorde para os distribuidores de aço, foi fortemente influenciado pela antecipação de compras, uma vez que as siderúrgicas Usiminas, CSN e ArcelorMittal anunciaram aumentos de preços de 5% a 7% para o fim daquele mês. Na comparação com julho, o avanço nas vendas das distribuidoras foi de 9,6%.
Com esse desempenho recorde, as vendas da distribuição acumularam alta de 1,8% de janeiro a agosto de 2013, somando 2,95 milhões de toneladas de chapas grossas, laminadas a quente e a frio e chapas zincadas.
Já as compras de material siderúrgico nas usinas, em forma de bobinas e chapas laminadas, avançaram 12% em agosto, frente ao mesmo mês do ano passado, somando 422,7 mil toneladas, conforme o Inda. Na comparação com julho deste ano, o crescimento foi de 2,2%.
De janeiro a agosto, o volume de compras da distribuição subiu 9,7%, alcançado o valor de 3,14 milhões de toneladas.
De acordo com o balanço mensal do instituto, os estoques de aços planos nos distribuidores estavam em cerca de 1,13 milhão de toneladas em agosto, com queda de 0,1% em relação a julho e aumento de 17,4% na comparação anual. Em outra medida de referência do Inda, esses estoques estavam em 2,7 meses de venda - ante 2,9 meses em julho - e o instituto projeta o equivalente a 2,8 meses de venda para setembro.
No mês passado, o volume total de aço importado, conforme o instituto, atingiu 211,7 mil toneladas, com crescimento de 29,4% na comparação com agosto de 2012. No acumulado dos oito meses do ano, houve queda de 13,1% no volume importado, para 1,02 milhão de toneladas.
Para setembro, o Inda projeta vendas de 402,9 mil toneladas e compras de 401,6 mil toneladas de aços planos, com queda, em ambos os casos, de 5% frente ao verificado em agosto.
Fonte: Valor Econômico/Stella Fontes e Ivo Ribeiro | De São Paulo
PUBLICIDADE