A ABB inaugurou na última quinta-feira (25), um escritório regional no Rio de Janeiro. A nova unidade tem o objetivo de melhorar a logística e dar mais agilidade no atendimento a clientes dos segmentos Marine, O&G, Química e Petroquímica. A filial também permitirá à fabricante oferecer treinamentos e cursos técnicos, realizar atendimentos emergenciais e testes de equipamentos focando na área de serviços. A empresa avalia que a queda no setor de O&G foi bastante concentrada nos novos investimentos (capex) e, por ter base instalada considerável, focou bastante na questão de opex (serviços).
"Procuramos compensar essa queda de novos investimentos em capex, focando na questão de melhoria de serviços para melhorar a produtividade dos clientes e os custos operacionais deles", contou o o diretor comercial da divisão Industrial Automation da ABB Brasil, Alberto Dias. Ele destacou a sequência de investimentos que a empresa vem fazendo no Brasil desde 2011 à procura de nova localização do portfólio no país. "Além de trazer flexibilidade e agilidade nos fornecimentos, por ter possibilidade de fabricação no Brasil, nos beneficiamos de alguns incentivos fiscais que diminuem nosso custo de produção. Isso é repassado para o preço final e acabamos ficando mais competitivos", afirma.
Entre as plantas estão uma fábrica de produtos de baixa e média tensão em Cumbica (SP) e a unidade de Sorocaba (SP), em que a empresa direcionou investimentos para produção de motores, sistemas de acionamento e eletrocentros. A ABB, que em 2017 completa 105 anos no Brasil, também ampliou a fábrica de disjuntores em Guarulhos (SP). "Estamos investindo nos segmentos de energia, renováveis e estamos nos preparando para atender o crescimento de demanda com melhor portfólio de produtos e soluções, principalmente nos mercados de alimentos e bebidas, papel e celulose, mineração, O&G, química e petroquímica", disse.
A ABB investiu cerca de R$ 300 mil no novo escritório no Rio de Janeiro. Entre os clientes da ABB na região estão: Petrobras, QGOG, OOG, Seadrill, Technip, Teekay, DOF Brasil, Sapura, Ocean Rig, Siem Consub, SBM, Statoil, Chevron, BW Offshore, Saipem e Archer Well. A empresa possui contratos de manutenção com importantes players do mercado de óleo e gás e alguns fornecimentos importantes nas áreas de química e petroquímica.
Recentemente, a empresa lançou mundialmente o ABB Ability, que consiste num portfólio de soluções e serviços digitais que se aplicam aos mais de 40 segmentos industriais que a empresa atua, incluindo Marine e O&G. De acordo com Dias, são mais de 180 soluções digitais que a ABB está migrando para uma plataforma unificada de tecnologia industrial e infraestrutura de nuvem.
Ele explica que o novo escritório regional faz parte de uma estratégia mundial que é aumentar o número de embarcações conectadas remotamente através dos serviços digitais da ABB. Essa nova base no Rio de Janeiro vai ser um catalisador para garantir retorno do que a ABB vem apostando no país. "Hoje, mundialmente, temos em torno de 700 embarcações conectadas e a expectativa é de que aumentemos esse número para três mil embarcações conectadas através dos serviços de diagnístico remoto da ABB no mundo", projeta Dias.
Por Danilo Oliveira
(Da Redação)
PUBLICIDADE