A Modec e a Terra Drone Corporation concluíram a medição de espessura de casco baseada em drone em um tanque de armazenamento de petróleo bruto do FPSO "Cidade de Mangaratiba" em 12 de novembro. Este método de medição obteve com sucesso a primeira aprovação mundial do American Bureau of Shipping (ABS) para o segmento de plataformas FPSO.
A inspeção tradicional de tanques de armazenamento de petróleo bruto apresenta preocupações significativas de segurança e saúde ocupacional, pois envolve entrada em espaços confinados e trabalho a alturas de 30 metros. Além disso, essas inspeções normalmente exigem que os inspetores registrem manualmente os pontos de medição aproximados em papel. Portanto, é difícil medir exatamente os mesmos pontos em cada inspeção regular, tornando difícil manter a rastreabilidade dos pontos de medição.
PUBLICIDADE
Utilizando um drone da Terra Drone, equipado com recursos de teste ultrassônico para testes não destrutivos, os inspetores agora puderam operar o drone a partir de uma área segura dentro do tanque. Isso eliminou o trabalho em altura e garantiu um processo de inspeção mais seguro.
Segundo a Modec, o drone aprimora o processo de inspeção, capturando imagens de vídeo e adquirindo dados de nuvem de pontos 3D, melhorando significativamente a rastreabilidade dos pontos de medição.
As duas empresas parceiras no projeto concluíram uma segunda inspeção no dia 25 de novembro no FPSO "Cidade de Angra dos Reis", situado a aproximadamente 300 quilômetros da costa do Rio de Janeiro. As empresas continuarão a aplicar este método em inspeções regulares em FPSOs para construir um histórico e desenvolver a tecnologia.