ABS e DSME desenvolvem navio transportador de CO2 liquefeito de grande porte

A ABS e a Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co. Ltd. (DSME) devem desenvolver em conjunto projeto para um navio transportador de CO2 liquefeito (LCO2) muito grande, de 70.000 CBM.

O projeto é uma resposta ao desenvolvimento de tecnologia de captura de carbono, utilização e armazenamento, que acabará exigindo navios maiores para o transporte de CO2 do que aqueles usados na indústria de alimentos atualmente existentes.

“O armazenamento de CO2 pode desempenhar um papel na redução das emissões em uma variedade de indústrias, mas a cadeia de abastecimento precisará de embarcações capazes de transportá-lo com segurança e eficiência. É por isso que este projeto com a DSME é tão importante, não apenas para a indústria marítima, mas para as ambições de reduzir a pegada de carbono de toda a economia global. A ABS tem orgulho de poder usar sua experiência líder no setor em transportadores de gás para apoiar o desenvolvimento dessas embarcações importantes”, disse Patrick Ryan, vice-presidente sênior de Engenharia e Tecnologia Global da ABS.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


A DSME, que já desenvolveu um projeto conceitual de um transportador de 100.000 CBM LCO2, está desenvolvendo um novo projeto que pode aumentar a eficiência operacional, aumentando o tamanho do tanque. A fim de aumentar a capacidade do equipamento, o projeto estudará a aplicação de vários materiais de aço, bem como aço de baixa temperatura.

As novas embarcações LCO2 cumprirão as Regras ABS para Construção e Classificação de Embarcações Marítimas e o Guia ABS para Transportadores de Gás Liquefeito com Tanques Independentes, bem como o Código Internacional para a Construção e Equipamento de Navios que Transportam Gases Liquefeitos a Granel (Código IGC).

“A DSME manterá sua competitividade única em tecnologia e qualidade no campo de gaseiros de gás liquefeito, como GNL e GLP, por meio do desenvolvimento de grandes transportadores de LCO2. E será capaz de manter uma tecnologia avançada no mercado de transportadores de LCO2”, afirmou Nuno Kim, diretor da DSME e Chefe da Divisão de Design Básico de Navios.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira