A classificadora ABS emitiu aprovação em princípio (AIP) para um sistema de autonomia de embarcações, o SM300, da Sea Machines e da Foss Maritime, para operações autônomas no mar. O sistema fornece navegação autônoma e detecção e prevenção de colisões (CDCA).
A Foss instalará o sistema SM300 da Sea Machines a bordo de seu rebocador portuário "Rachael Allen" para aumentar a segurança e a eficiência das operações. No geral, o sistema funcionará para trânsito de rotina e operações de espera com os objetivos de aumentar a segurança e aliviar a fadiga da tripulação.
PUBLICIDADE
O novo sistema autônomo da Sea Machines passou por uma série de análises rigorosas de produtos e atendeu aos requisitos da ABS para o uso de sistemas autônomos a bordo de navios. O sistema SM300 é capaz de fazer interface com os sistemas de propulsão Kongsberg-MTU.
“A tecnologia autônoma continua avançando em ritmo acelerado e a ABS está comprometida em apoiar sua adoção segura pela indústria”, disse Patrick Ryan, vice-presidente sênior de engenharia e tecnologia global da ABS. “Estamos orgulhosos de adicionar este projeto à lista de iniciativas pioneiras que estamos apoiando em todo o mundo.”