Navalshore 2024

ABS faz parceria com MAN e SDARI em navio alimentador alimentado a amônia

A classificadora ABS uniu forças com a MAN Energy Solutions (MAN) e o Instituto de Pesquisa e Design de Navios Mercantes de Xangai (SDARI) para desenvolver um navio alimentador movido a amônia. O projeto tem como objetivo produzir desenhos para um porta-contêiner movido a amônia com capacidade de 2,7 mil TEUs.

A SDARI desenvolverá projeto e engenharia de navios que utilizarão a tecnologia de duplo combustível da MAN e a ABS avaliará questões relacionadas à segurança e contribuirá para o desenvolvimento de regras e padrões em relação à amônia como combustível.

A amônia, quando gerada por fontes de energia renováveis, não possui pegada de carbono e não emite quase CO2, SOx ou material particulado quando queimada nos motores.

PUBLICIDADE

Incatep


A ABS também aderiu a um novo projeto de pesquisa de propulsão por bateria de lítio para embarcações da próxima geração.

Em comunicado, a empresa disse que assinou um acordo de cooperação com a Contemporary Amperex Technology Co., Limited. O acordo permitirá que o ABS e o CATL realizem conjuntamente a pesquisa sobre os padrões técnicos dos navios movidos a bateria, incluindo as principais tecnologias relacionadas à segurança, como sistema de propulsão, sistema de carregamento, layout do compartimento da bateria e controle de incêndio.

O projeto também abrange pesquisas sobre os padrões técnicos das baterias de lítio, incluindo várias propriedades do material da bateria e mecanismos de combustão, bem como o desempenho do sistema de segurança, como monitoramento e aviso prévio de difusão térmica. O trabalho apoiará a revisão da classificação das diretrizes de inspeção de baterias de lítio e promoverá melhorias no sistema padrão de baterias de lítio para navios.



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira