ABS lança projeto ambicioso para classificar hélice impressa em 3D

A ABS está se juntando à Mencast Marine (MMPL), à Universidade de Tecnologia e Design de Singapura (SUTD) e ao National Additive Manufacturing Innovation Cluster (Namic) em um projeto para fabricar e classificar uma hélice impressa em 3D.

O projeto colaborativo baseia-se em um Memorando de Entendimento (MOU) assinado pela ABS e MMPL que se concentra na fabricação aditiva, também conhecida como impressão 3D, para componentes marítimos críticos.

A nova iniciativa tem como objetivo imprimir em 3D uma hélice de navio usando técnicas de ponta de Wire Arc Additive Manufacturing (WAAM), com o objetivo de obter impressões de alta qualidade, baixo tempo de construção e sem suporte, alinhadas com a classificação ABS.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


“As tecnologias de manufatura aditiva têm um enorme potencial para revolucionar a cadeia de abastecimento e os procedimentos de manutenção, tanto no setor marítimo como fora dele, e a ABS está empenhada em apoiar estas inovações sem comprometer a segurança. Singapura é um local crítico dos ecossistemas verdes emergentes regionais e globais, dos quais a manufatura aditiva certamente desempenhará um papel”, disse Gareth Burton, vice-presidente de tecnologia da ABS.

“A manufatura aditiva representa o surgimento de possibilidades ilimitadas na indústria marítima. Surge como um divisor de águas, revolucionando a forma como abordamos componentes complexos e de mão-de-obra intensiva. Na Mencast, vemos isso como a ponte entre o artesanato tradicional e a inovação voltada para o futuro”, disse Glenndle Sim, CEO do Mencast Group.

“A primeira hélice de navio certificada pela ABS em Singapura, encomendada pela Mencast, será desenvolvida e fabricada com a plataforma híbrida de fabricação aditiva de arco de fio (H-WAAM) da SUTD. Isto marca um passo significativo no sentido de apoiar nossos principais especialistas locais no assunto na transformação para processos de fabricação digitais e sustentáveis como parte do roteiro de transformação da indústria marítima de Singapora.

A ABS esteve envolvida em uma série de iniciativas de manufatura aditiva de empresas líderes do setor, incluindo um projeto de desenvolvimento conjunto para fabricar, testar e instalar peças funcionais a bordo de um navio petroleiro.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira