A norueguesa AET, que opera navios-tanque em vários segmentos, assinou contrato com o estaleiro Dalian Shipbuilding Industry para a construção de um navio Suezmax DPST de 154 mil toneladas de porte bruto (TPB) equipado com sistema de armazenamento de energia elétrica (EES). Além disso, a embarcação é projetado para operar com etanol como combustível duplo, tem previsão de entrega em 2028 e será o primeiro navio-tanque de posicionamento dinâmico híbrido-elétrico (DPST) da empresa, para operar com emissões reduzidas em contratos de afretamento de longo prazo.
A AET opera uma das maiores frotas de DPST do mundo, com 17 embarcações em operação no Brasil e na Noruega. Com capacidade para operar com combustível duplo em todos os segmentos de navios-tanque, o uso da propulsão híbrida-elétrica amplia as opções de emissões reduzidas para os clientes, ao mesmo tempo que aumenta a competitividade.
PUBLICIDADE
Nick Potter, presidente e CEO da AET, explicou que a empresa opera uma das frotas de DPST mais novas e maiores que atendem ao Brasil e aos mares do Norte e de Barents. Segundo ele, a experiência da companhia com embarcações bicombustíveis e o crescimento no segmento de DPST foram impulsionados por parcerias sólidas. “Nossa ambição é continuar ampliando nossa posição de liderança no setor e fornecer soluções DPST confiáveis, seguras e sustentáveis para clientes em todo o mundo”, disse.

















