Na primeira quinzena de abril, o grupo DOF Brasil recebeu do estaleiro VARD Niterói o AHTS "Skandi Urca" (Casco PRO-30). A embarcação, construída no Brasil, iniciará um contrato de 8 anos com a Petrobras ainda em 2014. O "Skandi Urca" é o primeiro manuseador de âncoras no mundo a ser equipado com sistema de tensionador de cabos no convés, uma tecnologia inédita, além de ser a primeira embarcação com modelo STX AH-11.
O "Skandi Urca" é do tipo manuseador de âncora. Com potência de 18.000 BHP e 260 toneladas de capacidade de tração, figura entre as maiores disponíveis no mercado. Embarcação de bandeira brasileira, "Skandi Urca" é um moderno e versátil AHTS, projetado para operações desafiadoras e áreas de trabalho complexas. Comporta 30 pessoas a bordo e conta com os últimos software em segurança para operações de AHTS, como guinchos maiores, guindastes móveis com manipuladores e um novo sistema de manuseio de âncoras. Além disso, o Skandi Urca é o primeiro e único no mundo a ser equipado com um sistema de tensionar cabos de última tecnologia. O sistema permite que o tensionamento dos cabos de poliéster seja feito por apenas um barco, dispensando a necessidade de outra embarcação envolvida, como era feito até então. “O "Skandi Urca" é uma embarcação invadora. A tecnologia de tensionamento de cabos reduz significativamente os custos operacionais”, comentou André Botelho, gerente de projetos à frente das operações.
PUBLICIDADE
O navio é a nona embarcação do tipo AHTS do grupo DOF construída no país, em consonância com as políticas de Conteúdo Local. Hoje, a DOF Brasil opera 25 embarcações de apoio marítimo ao longo da costa brasileira, das quais 13 foram construídas em território nacional.
As novas operações nas áreas do pré-sal tem demandado embarcações mais sofisticadas, específicas e multitarefas, já que a profundidade e a complexidade nessas regiões são maiores. Os manuseadores de âncora são um bom exemplo deste tipo de embarcação, uma vez que realizam ancoragem de sondas de perfuração, lançamento e destravamento de torpedos, reboques de unidades flutuantes, "hook-up" das linhas de ancoragem, entre outros. “O Urca é uma embarcação completa, preparada para operação em águas ultraprofundas da costa brasileira”, completou André.
O "Skandi Urca" faz parte do grupo de três "newbuilds" manuseadores de âncora encomendados pela DOF, construídos com altos percentuais de Conteúdo Local. As outras duas embarcações do grupo – Skandi Angra e Skandi Paraty – têm expectativa de entrega para 2014 e também já se estão com contratos assinados pela Petrobras.
Sobre o grupo DOF
A DOF Brasil representa a Norskan Offshore, empresa especializada em apoio marítimo, e a DOF Subsea Brasil, companhia com expertise em serviços e soluções submarinas. As empresas são subsidiárias da holding norueguesa DOF ASA, que opera uma frota de mais de 70 embarcações offshore e subsea, com grande expertise em engenharia para oferecer
serviços de alta qualidade tanto ao mercado offshore quanto ao subsea.
Estabelecida no Brasil há mais de dez anos, a DOF Brasil é hoje referência no mercado offshore e subsea, com frota estado-de-arte de 25 embarcações aproximadamente 1.500 colaboradores e bases no Rio e em Macaé. Seu programa de novas construções conta atualmente com 2 AHTSs - manuseadoras de âncora - e 4 PLSVs - lançadores de dutos -, dos quais dois serão construídos na Noruega e dois no Brasil.