Navalshore 2024

AkzoNobel e Solvay - Parceria para matérias-primas sustentáveis

A AkzoNobel e a Solvay assinaram, no último dia 5 de junho, um acordo de três anos no qual a AkzoNobel ampliará o uso de matérias-primas renováveis em suas tintas e revestimentos, em continuidade a uma parceria já existente entre as duas empresas. O acordo prevê que a AkzoNobel aumentará progressivamente o uso de epicloridrina de base biológica da Solvay, ou Epicerol, que já está presente em muitas das resinas da empresa para seus produtos de revestimento. 

Desenvolvido e patenteado pelo grupo químico internacional da Solvay, o Epicerol é um processo usado para produzir epicloridrina de base biológica a partir de glicerol renovável. O Epicerol emite menos carbono do que a maioria das epicloridrinas produzidas a partir de fósseis.

Epicloridrina é um elemento químico intermediário para fazer resinas epóxi, que são ingredientes básicos para certos tipos de tintas e revestimentos. A AkzoNobel e a Solvay trabalharão em colaboração com seus fornecedores e consumidores para facilitar o uso do Epicerol na produção de resinas da AkzoNobel, e garantir que isso seja feito de forma auditável e de acordo com os mais elevados padrões de sustentabilidade atuais.

PUBLICIDADE

MCI


Até 2016, a AkzoNobel espera que 20% de sua demanda total de epicloridrina seja proveniente de materiais de base biológica. “Estamos trabalhando para que nossos fornecedores também invistam em soluções de base biológica, permitindo-nos, assim, fornecer aos nossos consumidores produtos sustentáveis de última geração”, explica o diretor de Compras da AkzoNobel,  Dick Bartelse. Para o responsável pelo Epicerol na Unidade de Negócios Globais de Produtos Bioquímicos Emergentes da Solvay, Jean-Luc Préat, o acordo demonstra a necessidade de uma abordagem de ciclo de vida para a sustentabilidade, onde todos os níveis da cadeia de fornecimento se juntam. “Esta é a melhor maneira de minimizarmos nossa pegada ecológica global e enfrentarmos os desafios ambientais com os quais a nossa indústria precisa lidar”, afirma.



      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Pesa   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira