Desenvolvido e patenteado pelo grupo químico internacional da Solvay, o Epicerol é um processo usado para produzir epicloridrina de base biológica a partir de glicerol renovável. O Epicerol emite menos carbono do que a maioria das epicloridrinas produzidas a partir de fósseis.
PUBLICIDADE
Epicloridrina é um elemento químico intermediário para fazer resinas epóxi, que são ingredientes básicos para certos tipos de tintas e revestimentos. A AkzoNobel e a Solvay trabalharão em colaboração com seus fornecedores e consumidores para facilitar o uso do Epicerol na produção de resinas da AkzoNobel, e garantir que isso seja feito de forma auditável e de acordo com os mais elevados padrões de sustentabilidade atuais.
Até 2016, a AkzoNobel espera que 20% de sua demanda total de epicloridrina seja proveniente de materiais de base biológica. “Estamos trabalhando para que nossos fornecedores também invistam em soluções de base biológica, permitindo-nos, assim, fornecer aos nossos consumidores produtos sustentáveis de última geração”, explica o diretor de Compras da AkzoNobel, Dick Bartelse. Para o responsável pelo Epicerol na Unidade de Negócios Globais de Produtos Bioquímicos Emergentes da Solvay, Jean-Luc Préat, o acordo demonstra a necessidade de uma abordagem de ciclo de vida para a sustentabilidade, onde todos os níveis da cadeia de fornecimento se juntam. “Esta é a melhor maneira de minimizarmos nossa pegada ecológica global e enfrentarmos os desafios ambientais com os quais a nossa indústria precisa lidar”, afirma.