Receba notícias em seu email

MSC

Alagoas lança fábrica produtora de plataformas do pré-sal que já inicia trabalhos

Na manhã da sexta-feira (7), o Porto de Maceió recebeu dezenas de autoridades públicas de Alagoas no lançamento de uma fábrica de plataformas através do consórcio entre as empresas Tomé Engenharia e Ferrostal. O evento marca o início dos trabalhos dos 18 módulos produtores para a exploração de pré-sal.

“Isso é Alagoas se desenvolvendo apesar da crise”, disse o governador do Estado, Teotonio Vilela Filho ao chegar à unidade fabril. “Alagoas oferece segurança jurídica aos empresários e esse crescimento e desenvolvimento é a marca do nosso Governo. Estamos trabalhando para que mais investimentos cheguem ao Estado”, enalteceu Vilela.

Jessica Pacheco

Adversários políticos, Téo e Collor e...
Além do governador, o presidente da comissão de infra-estrutura do Senado, senador Fernando Collor de Melo, participou do lançamento e parabenizou o recebimento da unidade fabril dentro do Porto.

A produtora será construída em uma área de 66 mil m² dentro do Porto de Maceió e trabalhará com 18 módulos de processo para plataformas do pré-sal da Petrobrás. As replicantes, como são chamadas as plataformas a serem produzidas, serão do tipo FPSO [Unidades Flutuantes de Produção, Armazenamento e Transferência], construídas com base em cascos de navios novos ou reformados. No caso deste projeto, os cascos são novos e já estão em fabricação.

Segundo o gerente de contratos da empresa, Cid Culmant, foram investidos, no total, cerca de 12 bilhões de dólares nesse projeto, onde serão construídos módulos de água, de óleo e de gás. Ainda de acordo com ele, a fabrica já está em funcionamento.

“Isso significa o crescimento da empresa Petrobras, o crescimento do Estado de Alagoas, do município de Maceió e toda a população. E já estamos em funcionamento e temos o prazo de um ano para a primeira entrega de plataformas”, disse.

Para o anfitrião do evento, Laércio Tomé, presidente da Tomé Engenharia, o lançamento de tal fábrica é um momento ímpar, de quebra de paradigmas, e prometendo trazer mais contratos e mais investimentos para o Estado. “Estamos trazendo uma tecnologia que só acontecia na região sudeste e a Tomé Engenharia veio para ficar”.

Jessica Pacheco

Unidade fabril fica dentro do Porto d...
A expectativa é que a fábrica gere cerca de 1.800 empregos diretos e 6 mil indiretos.

O evento de início das produções contou também com a participação da administradora do Porto de Maceió, Rosiana Beltrão, do vice prefeito da cidade de Maceió, Marcelo Palmeira, do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, além de deputados, secretários, vereadores, e os trabalhadores do Porto de Maceió.

Fonte: Primeira Edição






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira