A Alfa Laval começará a testar um sistema inovador de célula de combustível naval em parceria com a Blue World Technologies e alguns dos principais participantes da indústria naval. Os testes serão realizados no Centro de Teste e Treinamento da Alfa Laval, na Dinamarca.
O metanol será usado como combustível para verificação do potencial da tecnologia como fonte de energia auxiliar livre de fósseis. O objetivo é contribuir para a transição do setor para a descarbonatização.
PUBLICIDADE
A Organização Marítima Internacional (IMO) tem como meta uma redução de 50% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas aos navios até 2050. Para cumprir a meta de longo prazo de descarbonização, a indústria deve mudar para novos tipos e tecnologias de combustível.
Participam do projeto a Alfa Laval, a fabricante de células de combustível Blue World Technologies, a DFDS, a Maersk Drilling e a Hafnia. O sistema de célula de combustível usará metanol renovável e neutro em carbono como combustível, permitindo operações limpas com emissões muito limitadas. O metanol é um dos combustíveis sem fósseis mais promissores disponíveis. O período de teste está previsto para ser concluído dentro de um ano.