Navalshore 2024

Alfa Laval testa sistemas de células de combustível de metanol para energia marítima

A Alfa Laval começará a testar um sistema inovador de célula de combustível naval em parceria com a Blue World Technologies e alguns dos principais participantes da indústria naval. Os testes serão realizados no Centro de Teste e Treinamento da Alfa Laval, na Dinamarca.

O metanol será usado como combustível para verificação do potencial da tecnologia como fonte de energia auxiliar livre de fósseis. O objetivo é contribuir para a transição do setor para a descarbonatização.

A Organização Marítima Internacional (IMO) tem como meta uma redução de 50% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas aos navios até 2050. Para cumprir a meta de longo prazo de descarbonização, a indústria deve mudar para novos tipos e tecnologias de combustível.

PUBLICIDADE

Incatep


Participam do projeto a Alfa Laval, a fabricante de células de combustível Blue World Technologies, a DFDS, a Maersk Drilling e a Hafnia. O sistema de célula de combustível usará metanol renovável e neutro em carbono como combustível, permitindo operações limpas com emissões muito limitadas. O metanol é um dos combustíveis sem fósseis mais promissores disponíveis. O período de teste está previsto para ser concluído dentro de um ano.



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira