A Berge Bulk e a Anemoi Marine Technologies anunciaram, nesta terça-feira (27), a instalação no graneleiro Berge Meru, com capacidade de 208.000 toneladas, de quatro velas de rotor dobráveis com cinco metros de diâmetro e 35 metros de altura. Os equipamentos foram instalados no estaleiros Yiu Lian, na China, em dezembro de 2025, e a Berge Bulk informou que o navio já fez sua primeira viagem, para Cingapura.
Segundo a Anemoi, as velas de rotor fornecidas pela empresa são projetadas para aproveitar a energia eólica e fornecer propulsão auxiliar, reduzindo o consumo de combustível e as emissões associadas. Em junho de 2024, a companhia já havia entregado quatro equipamentos do tipo, que foram instalados no Berge Neblina, classe Valemax da Berge Bulk, que foi o primeiro navio da armadora equipado com essa tecnologia.
PUBLICIDADE
De acordo com a fabricante, as velas de rotor dobráveis podem ser abaixadas quando necessário, proporcionando flexibilidade para operações portuárias e restrições de altura livre, mantendo o desempenho no mar. Mas, em condições climáticas extremas, não precisam ser dobradas, pois param de gerar propulsão quando desligadas.
Clare Urmston, CEO da Anemoi Marine Technologies, disse estar orgulhosa por concluir o segundo projeto com a Berge Bulk e instalar velas de rotor dobráveis de grande escala em mais uma embarcação. “O Berge Meru demonstra como a propulsão eólica pode ser integrada a graneleiros comerciais de forma prática e operacionalmente flexível”, afirmou.

















