Receba notícias em seu email

MSC

Após denúncia, SBM desiste de nova licitação da Petrobras

RIO - A holandesa SBM Offshore suspendeu a participação na licitação da Petrobrás para afretamento de uma plataforma flutuante para os campos de Tartaruga Verde e Tartaruga Mestiça, na Bacia de Campos, segundo fontes do setor. O movimento foi um primeiro efeito das investigações internas conduzidas pela Petrobrás sobre as denúncias de recebimento de propina por funcionários da estatal para fechar negócios com a SBM.

NOTÍCIAS RELACIONADASPetrobrás diz que não foi notificada em suposto caso de suborno da SBMPetrobrás abre auditoria sobre denúncia de pagamento de propinaPSDB pede apuração de denúncia de suborno na PetrobrasEstatal tomará as 'providências cabíveis' em denúncia de propina Oposição quer acompanhar investigação na Petrobras
Um contrato do gênero não costuma custar menos de US$ 1 bilhão e pode chegar perto de US$ 2 bilhões, dependendo das especificações. A plataforma é a próxima na linha de contratações da Petrobrás, com capacidade para produzir até 150 mil barris por dia e previsão para entrar em funcionamento em 2017. O prazo de afretamento foi aberto para 20 anos, com possibilidade de prorrogação por mais 20.


PUBLICIDADE



A SBM havia feito cotações de mercado para participar da disputa junto com a Queiroz Galvão, com quem a holandesa detém outras parcerias no afretamento de plataformas para a Petrobrás. A petroleira abriu no mês passado uma investigação interna, com prazo de 30 dias, para apurar as denúncias feitas na Europa por um ex-funcionário da SBM.

De acordo com as denúncias, os contratos eram fechados com o intermédio do representante comercial da SBM no Brasil Julio Faerman e empresas ligadas ao empresário. Ele cobraria 3% para fechar os negócios, ficando com 1% e repassando 2% a funcionários da companhia.

A SBM já publicou em relatório anual em 2012 de ter ficado "ciente de certas práticas envolvendo terceiros que podem ter sido impróprias". Faerman foi afastado da representação da companhia, função que desempenhou por mais de uma década. "A companhia também tomou as medidas necessárias para encerrar tais práticas", disse, em relatório a acionistas em 2012.

Fonte: Sabrina Valle, da Agência Estado

========================================

Início do conteúdo
Petrobras anuncia descoberta de óleo na Bacia de Santos
SÃO PAULO - A Petrobras informou nesta sexta-feira, 7, a conclusão da perfuração de dois poços localizados em áreas da Cessão Onerosa, na Bacia de Santos. Os resultados obtidos, de acordo com a petroleira, comprovaram a descoberta de óleo de boa qualidade nos reservatórios do pré-sal, nas áreas denominadas Florim e Entorno de Iara.

NOTÍCIAS RELACIONADASPetrobras anuncia início de produção no poço de SapinhoáMetade da produção da Petrobrás na Bacia de Campos é de água Sindipetro é informado que acidente estaria controladoDemanda forte da OCDE reduz estoques de petróleo Fórum dos Leitores
Conforme havia sido antecipado pelo Broadcast na quarta-feira (5), o poço 3-BRSA-1215-RJS (3-RJS-725), conhecido como Florim 2, localiza-se em profundidade d''água de 1.972 metros, a uma distância de 7 km ao norte do descobridor e a cerca de 200 km da costa do Estado do Rio de Janeiro. A descoberta do óleo foi realizada em reservatórios carbonáticos de excelente qualidade, situados logo abaixo da camada de sal, a partir da profundidade de 5.412 metros, tendo atingido a profundidade final de 5.679 metros.

O segundo poço, denominado 3-BRSA-1172-RJS (3-RJS-722), conhecido como Entorno de Iara 2, localiza-se em profundidade d''água de 2.249 metros, a uma distância de 7 km a noroeste do descobridor e a cerca de 225 km da costa do Estado do Rio de Janeiro. A descoberta no Entorno de Iara 2 foi a partir da profundidade de 5.116 metros e foi constatada uma expressiva coluna de óleo com 526 metros de espessura. A perfuração do poço Entorno de Iara 2 foi concluída na profundidade de 5.907 metros, após atingir os objetivos previstos pelo contrato de Cessão Onerosa. A Petrobras ainda informou que a fase exploratória dessas áreas tem término previsto para setembro de 2014. Pelo contrato da Cessão Onerosa, a estatal poderá declarar comercialidade da área até essa data.

Fonte:MARCELLE GUTIERREZ - Agencia Estado






Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira