A Transpetro anunciou, nesta segunda-feira (20), que fará licitação para a compra de 18 barcaças e 18 empurradores. A empresa informou que a licitação será dividida em seis lotes, sendo três para contratação de empurradores e três para as barcaças, que devem permitir o transporte de um ou mais derivados de petróleo e incorporar tecnologias modernas. De acordo com a companhia, 10 das barcaças terão capacidade para transportar três mil toneladas de porte bruto (TPB) e oito, de duas mil toneladas de porte bruto.
A subsidiária da Petrobras ressaltou que a concorrência é aberta e permite a participação de todas as empresas que atendam aos critérios técnicos e econômicos estabelecidos no edital, que está disponível no portal Petronect, plataforma eletrônica de compras do sistema Petrobras.
PUBLICIDADE
Os interessados terão 45 dias para apresentar suas propostas, a concorrência permite que um estaleiro vença mais de um lote, e a previsão é de que as embarcações entrem em operação em 2026. Segundo o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, a expectativa é que a licitação mobilize os estaleiros brasileiros. “A Transpetro segue o compromisso de oferecer demandas perenes para a indústria naval brasileira”, afirmou.