MSC

Aquisição - Fincantieri compra STX OSV

A Fincantieri, através de sua subsidiária Fincantieri Oil & Gas S.p.A., adquiriu 50,75% da OSX OSV, que pertenciam à STX Europe. A transação totaliza 445 milhões de euros. A empresa italiana poderá exercer opção de compra do restante das ações. O montante do negócio deverá chegar a cerca de 900 milhões de euros. O STX tem dois estaleiros no Brasil, o STX OSV Niterói e o STX OSV Promar.

De acordo com a legislação coreana,  a compradora deve fazer uma oferta de compra das ações restantes pelo mesmo valor da aquisição desse lote inicial. A negociação total deve chegar a 900 milhões de euros e será financiada com recursos internos da Fincantieri e um pool de bancos (Banca IMI, BNP Paribas - Italian branch, Carige, Unicredit).

Essa aquisição marca a entrada da Fincantieri em um novo mercado. Com 21 estaleiros em três continentes diferentes, cerca de 20 mil empregados e receita de quatro bilhões de euros, o grupo Fincantieri dobrará de tamanho e se tornará o quinto maior construtor naval do mundo.  Será o maior fora da Ásia e o único estaleiro ocidental em condições de competir com os asiáticos, isso graças à sua diversificação e sua presença nos segmentos de construções de maior valor agregado, como offshore, conteineiros e navios de cruzeiro.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


Por sua vez, o STX OSV, líder no mercado de construção de embarcações de apoio offshore, tem cerca de 9,2 mil empregados e 10 estaleiros.  São cinco na Noruega, dois no Brasil, dois na Romênia e um no Vietnã.  Nos últimos três anos o STX OSV teve receita média de 1,6 bilhão de euro. No terceiro trimestre de 2012 a carteira de encomendas somava 2,1 bilhões.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira