De acordo com a legislação coreana, a compradora deve fazer uma oferta de compra das ações restantes pelo mesmo valor da aquisição desse lote inicial. A negociação total deve chegar a 900 milhões de euros e será financiada com recursos internos da Fincantieri e um pool de bancos (Banca IMI, BNP Paribas - Italian branch, Carige, Unicredit).
PUBLICIDADE
Essa aquisição marca a entrada da Fincantieri em um novo mercado. Com 21 estaleiros em três continentes diferentes, cerca de 20 mil empregados e receita de quatro bilhões de euros, o grupo Fincantieri dobrará de tamanho e se tornará o quinto maior construtor naval do mundo. Será o maior fora da Ásia e o único estaleiro ocidental em condições de competir com os asiáticos, isso graças à sua diversificação e sua presença nos segmentos de construções de maior valor agregado, como offshore, conteineiros e navios de cruzeiro.
Por sua vez, o STX OSV, líder no mercado de construção de embarcações de apoio offshore, tem cerca de 9,2 mil empregados e 10 estaleiros. São cinco na Noruega, dois no Brasil, dois na Romênia e um no Vietnã. Nos últimos três anos o STX OSV teve receita média de 1,6 bilhão de euro. No terceiro trimestre de 2012 a carteira de encomendas somava 2,1 bilhões.