Receba notícias em seu email

Navalshore

Área pode ser licitada sob partilha em 2011

RIO DE JANEIRO - O Governo pretende licitar as primeiras áreas do pré-sal sob o novo marco regulatório, que prevê regime de partilha, já na primeira metade do ano que vem. O secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia (MME), Marco Antônio Almeida, disse ontem que o poço de Libra, situado no pré-sal da bacia de Santos, deverá ser o primeiro a ser licitado. Segundo ele, estimativas apontam que a área tem potencial de até 8 bilhões de barris de petróleo e gás natural.

A realização do primeiro leilão de áreas sob o modelo de partilha depende da aprovação do projeto de lei que mu­da as regras de exploração do setor, que ainda está sendo analisado no Congresso. Além de Libra, uma outra área deve ser incluída no certame. “As­sim que isso acontecer, acredito que seja possível fazermos um leilão com áreas do pré-sal no primeiro semestre. Provavelmente, terá (o poço) Libra, que seria a primeira área a ser licitada”, afirmou, após participar da abertura da Rio Oil & Gas, principal feira do setor na América Latina.

O poço de Libra segue sendo perfurado pela Petrobras, a pedido da ANP. Inicialmente, a intenção era que a área entrasse no processo de capitalização da Petrobras, mas outras áreas fo­ram utilizadas. Se for confirmado esse potencial de Libra, o poço pode ser o maior já perfurado no pré-sal. O prospecto de Tupi tem reservas estimadas de cinco bilhões a oito bilhões de barris de petróleo e gás.

O Governo poderá segurar o ritmo de colocação de outras áreas na camada pré-sal, disse ainda Almeida. Ele explicou que a indústria nacional terá que ter capacidade para atender à forte demanda prevista.

Fonte: Folha de Pernambuco


PUBLICIDADE








   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira