O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou, na última segunda-feira (3), a aprovação de financiamento de R$ 848 milhões, com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM), para obras de modernização e expansão do terminal de contêineres de Salvador (BA), operado pela Wilson Sons. O valor compreende a ampliação do pátio de armazenamento, a compra de equipamentos, melhoria da infraestrutura e modernização tecnológica.
Após as obras e a modernização, o Tecon Salvador prevê aumento da capacidade de movimentação anual dos atuais 553.000 TEUs para mais de 1 milhão de TEUs. Além disso, o número de contêineres movimentados por hora passará de 70 para, pelo menos, 100. A expectativa é de que os trabalhos gerem 1.400 empregos diretos e indiretos.
PUBLICIDADE
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, disse que a expansão do terminal reduzirá gargalos logísticos e vai fortalecer a integração comercial entre os estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste e do Norte, sobretudo Bahia, Minas Gerais, Goiás e Tocantins, e com mercados externos. Segundo Mercadante, a localização do terminal, equidistante do Canal do Panamá e do Cabo Horn, facilita conexões com as rotas marítimas para a Europa, a África, a Ásia e a América do Norte.
















