SÃO PAULO - A Brasbunker, holding que controla empresas com liderança nos setores de transporte marítimo de combustível para embarcações (bunker fuel), apoio marítimo para plataformas offshore e serviços de proteção ambiental, anuncia associação com o BTG Pactual.
"Acreditamos muito no setor de óleo e gás no Brasil e, diante das perspectivas futuras, sentimos que era o momento de nos associarmos a um grupo que nos ajudasse a elevar a Brasbunker a um novo patamar. O BTG Pactual compartilha do nosso entusiasmo pela companhia e pelo setor, deixando-nos certos de que será uma sociedade vitoriosa", avaliam Marcelino Nascimento e Renato Nascimento, co-presidentes e acionistas da Brasbunker.
Este é o primeiro negócio da área de Merchant Banking do BTG Pactual na indústria de óleo e gás. O Grupo BTG Pactual aposta no potencial de crescimento deste setor, que se encontra em plena expansão, também impulsionado pela exploração da camada pré-sal. "Existem inúmeras oportunidades de crescimento neste segmento, tanto organicamente quanto por meio de aquisições. Além disso, avaliamos que há uma equação de risco/retorno operacional atrativa e encontramos na Brasbunker a melhor plataforma", afirma Carlos Fonseca, sócio do BTG Pactual responsável pelo Merchant Banking.
A Brasbunker tem uma história de mais de 40 anos de experiência e figura entre as líderes nos setores em que atua no Brasil, mantendo longo relacionamento com as principais empresas nacionais e estrangeiras de exploração e produção de petróleo. Entre suas vantagens competitivas estão a solidez financeira, a liderança no transporte e abastecimento de bunker fuel, experiência na operação de embarcações de apoio marítimo e a capacidade de cobertura de 95% da costa brasileira no segmento de proteção ambiental. Adicionalmente, a empresa possui estaleiro próprio para construção e manutenção de embarcações, conta com administradores experientes e adota as melhores práticas de governança corporativa.
O segmento de óleo e gás apresenta perspectivas muito positivas para os próximos anos nos cenários nacional e externo. Dos US$ 220 bilhões anunciados no Plano de Investimento da Petrobras, pelo menos 50% serão destinados à exploração e produção. A demanda da Petrobras por navios de apoio a plataformas é estimada em 146 unidades até 2014 e outras 250 de 2014 a 2019. Além disso, o recente vazamento de óleo no Golfo do México, que deu origem ao maior acidente ambiental da história, reforça a necessidade de se seguir rígidos padrões de proteção ambiental, com oportunidades de crescimento a uma das áreas da Brasbunker.
O banco BTG Pactual aposta no setor de óleo e gás: anunciou ontem acordo com a empresa de transporte de petróleo Brasbunker.
Fonte: DCI/PanoramaBrasil
PUBLICIDADE