O Bureau Veritas concedeu a primeira recomendação para certificação ISO 50001 do país para a WEG, empresa do setor de eletroeletrônicos. O regulamento garante a eficiência no uso de energia com a identificação de áreas críticas e a definição de padrões no uso. Para essa conquista, a WEG implantou um sistema de gestão de forma piloto em uma de suas fábricas de motores elétricos do parque fabril em Jaraguá do Sul (SC) e passou pela auditoria do Bureau Veritas Certification (BVQI). A empresa desenvolveu ações para melhorar o desempenho energético da fábrica a partir da definição de uma política energética, estabelecimento de objetivos e metas de redução de consumo e adoção de ações de melhoria.
Essa recomendação demonstra a capacidade em uma gestão de energia eficiente nas empresas, pois a economia no uso de energia significa reduzir custos operacionais, além da diminuição das emissões de gases de efeito estufa, que demonstra mais cuidado com os recursos naturais.
A busca pela certificação ISO 5001 é para empresas que pretendem atingir maturidade em sua gestão de energia, manter um sistema de melhoria freqüente, e investir no desenvolvimento de energias renováveis. A ISO 50001 pode ser facilmente integrada aos Sistemas de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente e Segurança, para todos os tipos de organização dispostas a monitorar e melhorar sua eficiência energética e assim, reduzir custos.
A norma requer práticas como estabelecer uma política da energia com objetivos concretos para melhorar a eficiência energética; efinir um padrão de uso da energia, identificando as áreas críticas e compreendendo os fatores relevantes no uso da energia; manter uma estimativa periódica do uso da energia, permitindo a visibilidade para planejar os investimentos e melhorias; levar em conta o consumo da energia no processo de decisão de projetos e aquisição de todos os equipamentos, matérias-primas ou serviços.
PUBLICIDADE