A Camorim, em parceria com o grupo Detroit, anunciou a entrega do rebocador azimutal C-Fênix, a primeira embarcação de uma série de cinco unidades, com um investimento total de R$ 200 milhões. O C-Fênix, projetado com alta tecnologia e capacidade de manobra, possui uma tração estática de 70 toneladas de bollard pull.
Com 24,35 metros de comprimento, 11 metros de boca e potência de 2x2000 kW, o rebocador também se destaca pelo sistema de combate a incêndios externo FIFI - Fire Fighting System. Construído no estaleiro Detroit, em Itajaí (SC), ele será destinado ao Porto do Rio de Janeiro e simboliza o renascimento e a resiliência da Camorim, valores refletidos no nome escolhido para a embarcação.
PUBLICIDADE
A cerimônia de batismo do C-Fênix ocorreu em 30 de agosto, com Lalesca Costa escolhida como madrinha. A série contará ainda com os rebocadores C-Falcão, C-Albatroz, C-Condor e C-Harpia, cujas entregas estão programadas para ocorrer até maio de 2025.
“Estamos celebrando não apenas o lançamento de uma embarcação, mas o início de uma nova era para a Camorim — uma fase de reinvenção e crescimento, com uma equipe forte, dedicada e preparada para o futuro.", disse Eduardo Adami, diretor comercial da Camorim.
Ficha técnica do 'C-Fênix'
Comprimento total – 24,35m
Boca – 11,00m
Pontal moldado – 4,60m
Calado máximo operacional – 5,42m
Tração estática – 70tbp
Potência – 2x2000 kw