O grupo de tecnologia finlandês Wärtsilä foi selecionado para fornecer sistema de propulsão elétrica integrado com jatos d'água para dois catamarãs de alta velocidade da operadora dinamarquesa de balsas Molslinjen. As embarcações elétricas a bateria estão sendo construídas na Tasmânia.
Segundo a Wärtsilä, os barcos terão gerenciamento de energia e automação, oito motores de propulsão elétrica e jatos d'água, além de controle de propulsão para navegação suave e eficiente. Os catamarãs servirão a rota Kattegat e, de acordo com Kristian Durhuus, CEO da Molslinjen, serão um marco da empresa rumo à transição verde para os serviços de balsa e para a Dinamarca.
PUBLICIDADE
Ele disse que o projeto é importante para a transição da indústria de balsas para operações mais descarbonizadas. “Com essas balsas elétricas, pretendemos reduzir a emissão de milhares de toneladas de emissões de CO2”, explicou.
Cada catamarã terá 129 metros de comprimento e 30,5 metros de largura, acomodando até 1.483 passageiros e 500 carros. A adição dessas novas embarcações aumentará a capacidade total de carros e passageiros na rota Kattegat em mais de 25%. A previsão é que os navios se juntem à frota dinamarquesa em 2027 e 2028.