Navalshore 2024

CGU investiga contrato de sul-coreana com a Petrobras

A Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Corregedoria-Geral da União (CRG), instaurou processo administrativo de responsabilização contra da empresa sul-coreana Samsung Heavy Industries Co., uma das líderes mundiais no setor de construção naval.

O processo investigará suspeitas de irregularidades ocorridas durante a fase de celebração de contratos firmado com a Petrobras para a construção dos navios-sonda Petrobras 10 mil e Vitória 10 mil. Os contratos movimentaram mais de US$ 1 bilhão e redundaram no pagamento de vantagens indevidas (propina) da ordem de US$ 53 milhões.

Essas irregularidades já foram objeto de apuração no âmbito da operação ‘Lava Jato’, tendo resultado na condenação – na esfera penal – de várias pessoas, entre elas os lobistas Júlio Camargo e Fernando Soares, que teriam atuado em favor da Samsung Heavy Industries para obtenção fraudulenta dos contratos públicos. No âmbito da CGU, a apuração terá por base a aplicação da Lei de Licitações e Contratos e a Lei Anticorrupção.

PUBLICIDADE

MCI


Fonte: D24am



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira