A Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Corregedoria-Geral da União (CRG), instaurou processo administrativo de responsabilização contra da empresa sul-coreana Samsung Heavy Industries Co., uma das líderes mundiais no setor de construção naval.
O processo investigará suspeitas de irregularidades ocorridas durante a fase de celebração de contratos firmado com a Petrobras para a construção dos navios-sonda Petrobras 10 mil e Vitória 10 mil. Os contratos movimentaram mais de US$ 1 bilhão e redundaram no pagamento de vantagens indevidas (propina) da ordem de US$ 53 milhões.
PUBLICIDADE
Essas irregularidades já foram objeto de apuração no âmbito da operação ‘Lava Jato’, tendo resultado na condenação – na esfera penal – de várias pessoas, entre elas os lobistas Júlio Camargo e Fernando Soares, que teriam atuado em favor da Samsung Heavy Industries para obtenção fraudulenta dos contratos públicos. No âmbito da CGU, a apuração terá por base a aplicação da Lei de Licitações e Contratos e a Lei Anticorrupção.
Fonte: D24am