Chegada do estaleiro gera expectativa na população de Coruripe

Anunciado pelo governador Teotonio Vilela Filho como o maior empreendimento da história do Estado, o estaleiro Eisa Alagoas, do grupo Sinergy, é aguardado com grande expectativa pela população do município de Coruripe, local onde será instalado. O empreendimento conta com investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão e oferecerá cerca de 4,5 mil empregos diretos e 22,5 mil indiretos em Alagoas.
Atualmente, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) trabalha para conceder a licença ambiental prévia para a instalação do estaleiro. Paralelamente, haverá um acordo de cooperação técnica entre o IMA e o Ibama para o licenciamento definitivo do empreendimento.
Em Coruripe, o estaleiro que já gerou muita discussão e dúvidas é uma certeza. A convicção de dias melhores para a população, que vê na chegada do empreendimento a grande chance da realização de um sonho. Em um breve passeio pela cidade, se percebe a grande quantidade de faixas espalhadas nas ruas, estampando frases que evidenciam o interesse do povo de Coruripe em receber o estaleiro.
Esse sonho e a perspectiva de uma mudança de vida passam pela cabeça de Antônio Vieira dos Santos, o Toinho. O pescador, de 25 anos, é analfabeto e afirma ter encontrado poucas oportunidades de emprego em sua vida, vendo na pesca — atividade ensinada pelo seu pai - sua única forma de sustento. Ele e seus quatro irmãos jogam sua tarrafa no mar diariamente no Pontal do Coruripe, em uma área situada a cerca de 500 metros do local onde será implantado o estaleiro.
Toinho considera que, com a chegada do Eisa Alagoas, a vida dele, dos seus irmãos e do povo de Coruripe irá mudar para melhor, por conta das oportunidades de emprego oferecidas e pelo desenvolvimento que será proporcionado para todas as camadas sociais da cidade, principalmente para aqueles que mais precisam.
“Se dependesse da vontade do povo de Coruripe, já estávamos contando com o estaleiro e muita gente estaria trabalhando aqui. Quem vive da pesca sabe de todas as dificuldades. Em um dia você pode sair com muito e, no seguinte, sem nada na mão. Viver nessa incerteza é muito difícil, contamos com a chegada do estaleiro como forma de mudar essa situação e melhorar nossa vida”, falou Toinho.
Aquecimento do comércio
A chegada do estaleiro deverá movimentar o comércio local, trazendo para Coruripe novas empresas, lojas, restaurantes, além de valorizar imóveis e potencializar o turismo na cidade. Atento a isso, o paulista Paulo Siqueira, proprietário de uma pousada no Pontal de Coruripe, já começa a se preparar para a nova fase.
Paulo explica que, em pouco tempo, deverá expandir seus negócios e já planeja uma ampliação em sua pousada, além de prever a contratação de mais funcionários. Para ele, o estaleiro trará benefícios para todos os comerciantes que cada vez mais terão que estar preparados, por conta da maior concorrência que passará a existir.
Esse fator exigirá uma melhoria na qualidade dos serviços de todos os empreendimentos já existentes por conta do aparecimento de novos negócios. “A possibilidade de crescimento é muito clara. O turismo e todo o setor empresarial passarão por grandes transformações”, enfatiza.
Audiência Pública
A audiência pública realizada na última sexta-feira (23), no Clube do Povo, mostrou mais uma vez o sentimento da população local em relação à chegada do empreendimento. O espaço ficou tomado por centenas de populares que, em sua grande maioria, manifestavam apoio com cartazes, panfletos e camisetas com mensagens a favor do estaleiro.
A reunião, que faz parte do processo de licenciamento ambiental, contou com a presença de representantes dos Ministérios Público Federal e Estadual, do grupo Sinergy, do Instituto do Meio Ambiente (IMA), do Ibama, além de políticos e empresários locais.
Também esteve presente à audiência um grupo de aproximadamente 300 pessoas, integrantes do Movimento Popular Pró-Estaleiro (MPPE), criado há cerca de 40 dias e que representa parte dos moradores da região. O movimento realiza manifestações e reuniões em Coruripe e com representantes de órgãos ligados à implantação do estaleiro, como forma de agregar valor e consolidar o desejo da população.
Um dos integrantes do movimento, Leônidas Santos fala sobre seu desejo e a expectativa positiva em relação a chegada do empreendimento. Leônidas é pai de dois filhos e atualmente está desempregado, tendo que fazer “bicos” para poder sustentar sua família, se mostrando totalmente interessado em poder trabalhar no Eisa Alagoas.
“Eu quero muito trabalhar no novo estaleiro. Quero participar da capacitação e ver qual o setor que eu me identifico mais. Queriam tirar o estaleiro do povo de Coruripe, mas não conseguiram. O Eisa é nosso, é uma realidade que vem para melhorar e muito a vida de todos os alagoanos”, ressalta.
Ainda na audiência pública, o secretário de Estado da Educação, Rogério Teófilo, garantiu que até o mês de junho será aberta a Escola Estadual de Educação Profissional e Tecnológica, além de outro centro profissionalizante, garantidos com recursos do governo do Estado em parceria com o Sebrae, Sesc, e Senac. Os espaços contarão com diversos laboratórios modernizados, onde serão oferecidos cursos técnicos direcionados para as mais variadas funções de trabalho realizadas no estaleiro.
O prefeito do município de Coruripe, Marx Beltrão, destacou o atual momento que Alagoas vive, com a implantação de uma política eficaz de desenvolvimento econômico por parte do governador Teotonio Vilela Filho e sua equipe de governo. “O trabalho realizado na atual gestão, pelo governador e seu secretário Luiz Otávio Gomes, precisa ser enfatizado. Alagoas vive um momento especial. O progresso está sendo visto com a chegada de novas indústrias e a geração de emprego e renda para a milhares alagoanos”, ressaltou o prefeito Marx Beltrão.
Luiz Otávio Gomes, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística, explica que o IMA e o Ibama, com o auxílio do MPE, estão juntos trabalhando para garantir que as compensações referentes aos impactos ambientais sejam feitas. “Nunca podemos esquecer a questão ambiental e estamos tomando todas as precauções em relação a isso mas, quando falamos em 4 mil empregos diretos e em 1,5 bilhão de reais em investimentos, temos que pensar no progresso de Alagoas”, afirmou o secretário.

Fonte: Agência Alagoas

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira