PEQUIM - A petrolífera Royal Dutch Shell investirá cerca de US$ 1 bilhão por ano no negócio exploração e produção (upstream) de gás natural na China para atender à crescente demanda do país, segundo o jornal “China Daily”, que cita Peter Voser, presidente da companhia. “Há um enorme potencial no mercado de gás natural na China”, disse o executivo à publicação.
A Shell possui dois blocos de gás na província de Sichuan, que opera em parceria com a China National Petroleum Corporation (CNPC). A companhia perfurou 13 poços no bloco de Jinqiu e chegará a 21 em abril de 2013, de acordo com o jornal. O projeto de Jinqiu alcançou a primeira produção de gás em setembro passado e atualmente explora 110 mil metros cúbicos de gás por dia.
A Shell continua a avaliar se o desenvolvimento para fins comerciais do bloco Fushun-Yongchuan é viável. A perfuração de 15 poços no local poderia começar no fim deste ano ou início do próximo, indicou a reportagem.
A companhia assinou em março o primeiro contrato de partilha de produção com a CNPC, para explorar, desenvolver e produzir gás natural em Fushun-Yongchuan.
Na semana passada, a petrolífera informou que investirá aproximadamente US$ 20 bilhões em projetos globais de gás natural até 2015.
O consumo anual de gás na China deve subir para 230 bilhões de metros cúbicos em 2015, enquanto o fornecimento possivelmente superará 260 bilhões de metros cúbicos, afirmou Liu Tienan, diretor da Administração Nacional de Energia da China, no fim de outubro.
(Fonte: Valor Econômico/Dow Jones Newswires)
PUBLICIDADE