Ecobrasil

Cinco áreas foram avaliadas para instalar o Estaleiro Promar Ceará

O estudo realizado pela Prefeitura de Fortaleza para mostrar que o litoral da Capital cearense não é a melhor opção para ancorar o Estaleiro Promar Ceará, buscou analisar e calcular cada uma das cinco áreas, a partir da mensuração dos perímetros e da identificação do volume de enrocamento e aterro necessário para cada um dos locais apontados, após sobrevoo realizado pela prefeita Luizianne Lins e o empresário Paulo Haddad, em meados de maio último. As áreas foram estimadas, de acordo com a geografia de cada uma praias.
Em forma de uma letra L, a nova área estudada no Mucuripe, depois que a Praia do Titanzinho foi descartada pela prefeita, conta com 83 hectares, 17 a menos do que os 100 exigidos pela PJMR.
No novo local, para viabilizar o aterramento de 12 milhões de metros cúbicos, e resguardar o equipamento do impacto das ondas, seria necessário a construção de três enrocamentos, sendo um de 900 metros, um segundo de 1.200 metros e um terceiro de 450 metros de extensão. Eles seriam responsáveis por absorveriam 2,55 milhões de metros cúbicos de pedra.
No Pecém
A área analisada no Pecém, teria um formato de um quadrado quase perfeito e exigiria a construção de quatro enrocamentos, sendo um de acesso, um para funcionar como atracadora, outro para guia de corrente e um quarto para o cais. Segundo o levantamento, a área compreende 60 hectares em terra e 40 hectares no mar, sendo preciso ainda, aterro de 3,6 milhões de metros cúbicos de aterro e dragagem de 1,72 milhão de metro cúbico, como forma de garantir a profundidade necessária aos calados dos navios gaseiros.
No Pirambu, considerada a área de maiores impactos negativos, e em 5º lugar na avaliação qualitativa em relação às demais estudadas, o estaleiro seria construído paralelamente à praia, em forma retangular, compreendendo da Praia do antigo Kartódromo até a da Avenida Dr. Theberge.
Coletiva prevista
Para expor maiores detalhes do estudo e justificar porque a Prefeitura de Fortaleza é contra o estaleiro na Capital, o secretário de Infraestrutura, Luciano Feijão, dará coletiva hoje, às 15h, no Paço Municipal.

Fonte: Diário do Nordeste (CE)



Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira