A Clippership, empresa que desenvolve embarcações autônomas movidas à energia eólica, anunciou, nesta quinta-feira (18), que assinou com o estaleiro holandês KM Yachtbuilders contrato de construção de seu primeiro navio cargueiro. A embarcação terá 24 metros, com duas asas rígidas dobráveis para propulsão primária a vento e foi projetada para autonomia em mar aberto.
Com capacidade de carga de até 75 europaletes em seu porão climatizado, será construída de acordo com as normas da classificadora Rina e supervisionada durante a construção para ser classificada como Navio de Carga Geral – Veleiro Motorizado, com a notação adicional WAPS (Sistema de Propulsão Assistida por Vento). A embarcação vai navegar sob a bandeira maltesa, e o lançamento está previsto para o fim de 2026, com operações comerciais em rotas transatlânticas, caribenhas e sul-americanas.
PUBLICIDADE
O projeto naval foi desenvolvido pela Dykstra Naval Architects, especializada em veleiros, e a Glosten, empresa norte-americana de arquitetura naval e engenharia marítima, concluiu a engenharia estrutural da embarcação. O software de autonomia e o design de asa rígida estão sendo desenvolvidos pela própria Clippership.














