A Feitoria é um dos mais importantes trechos da hidrovia que liga o Porto de Porto Alegre até o Porto do Rio Grande
A dragagem do Canal da Feitoria, um dos mais importantes trechos da hidrovia que liga o Porto de Porto Alegre até o Porto do Rio Grande ontem começou a ser dragado. Parte do trecho ficou seriamente comprometido, depois da enxurrada ocorrida em São Lourenço, que provocou o assoreamento do canal artificial da Lagoa dos Patos. De acordo com o superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, o trabalho faz parte do esforço conjunto do governo que tem como meta gabaritar o trecho de canais, que compreendem 310 quilômetros de extensão.
Vasconcelos observa que existe um esforço muito grande do atual governo, com a SPH, a fim de deixar em plenas condições de navegabilidade esta que é a principal hidrovia do Estado. "Com isso, serão investidos, além dos cerca de R$ 2,7 milhões do orçamento, mais R$ 6,6 milhões liberados pela Secretaria da Fazenda”, disse.
Para executar o serviço, a draga Volzee se deslocou hoje para o Canal da Feitoria, junto à Lagoa dos Patos. Vanderlan destacou que a dragagem deverá ser concluída até o final do ano, garantindo o calado (profundidade do canal) de 5,18 metros de profundidade, com mais o chamado pé de piloto, que dá uma profundidade de 6 metros.
Conforme o superintendente da SPH, isso significa que no período das cheias, os navios podem chegar ao porto da Capital com até 14 mil toneladas de carga e de acordo com a estrutura da embarcação, com até 15 mil. "Isso é um ganho expressivo da navegação no Estado”, disse.
Com a dragagem, a hidrovia garantirá acesso seguro de embarcações aos portos de Pelotas e do Rio Grande. Também será facilitado o ingresso aos portos do interior do Estado, como Cachoeira do Sul. A última vez que o governo do Estado investiu em manutenção de hidrovias foi durante a gestão de Olívio Dutra.
Fonte: Jornal Agora (RS)
PUBLICIDADE