O campo, chamado de Baleia Franca, está localizado a aproximadamente 85 quilômetros da cidade de Anchieta, no complexo denominado Parque das Baleias, no Espírito Santo. O pico está programado para dezembro, com volume de 100 mil barris
A Petrobras iniciou ontem a produção de petróleo da camada pré-sal do Campo de Baleia Franca, localizado a cerca de 85 km da cidade de Anchieta (ES), no complexo denominado Parque das Baleias, na Bacia de Campos. As acumulações do pré-sal do Campo de Baleia Franca foram descobertas em dezembro de 2008.
O presidente Lula e o presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, participaram da cerimônia de extração do primeiro óleo da camada pré-sal do Campo de Baleia Franca. Na ocasião, o presidente Lula afirmou que a descoberta do pré-sal pela Petrobras foi “fundamental para o forte desenvolvimento da indústria naval e petroquímica no Brasil, em menos de cinco anos”.
Durante o evento, o presidente da Petrobras ressaltou que esta é “a primeira produção comercial permanente do pré-sal brasileiro, e que já utiliza materiais adaptados e preparados para responder às características específicas da produção no pré-sal”.
O projeto adotará tecnologias pioneiras, concebidas para operar nas condições geológicas do pré-sal. Entre elas, novos modelos de risers flexíveis (tubulações para o escoamento de petróleo que ligam o poço à plataforma) e novas soluções tecnológicas para colocar os poços em produção (completação). O uso dessas tecnologias permite a melhoria da eficiência operacional e representa um novo passo no desenvolvimento dos reservatórios do pré-sal.
A produção foi iniciada através da conexão do FPSO Capixaba ao poço 6-BFR-1-ESS. O FPSO Capixaba é afretado para a Petrobras pela empresa SBM, e operava anteriormente no Campo de Golfinho. Para aproveitar a oportunidade de antecipação de produção dos Campos de Cachalote e Baleia Franca, foi realizada uma adaptação na planta de processo da plataforma, para viabilizar a instalação no Parque das Baleias.
O poço do pré-sal de Baleia Franca começará a produzir cerca de 13 mil barris de petróleo leve por dia (bpd), estimado em 29 graus API. A previsão é que atinja a capacidade máxima, de 20 mil bpd, ainda este ano.
O FPSO faz parte do Projeto de Desenvolvimento Integrado de Cachalote e Baleia Franca e permite a interligação dos dois campos. A plataforma já produz desde maio deste ano no pós-sal do Campo de Cachalote, através do poço 7-CHT-5HA-ESS, localizado a 5 km de Baleia Franca, e desde junho de 2010 no poço 7-CHT-7HP-ESS, totalizando uma produção de 44 mil bpd.
Este ano está previsto que a plataforma seja interligada a um total de nove poços. Serão três poços produtores e dois injetores em Cachalote, e três poços produtores - dois destes na camada pré-sal - e um injetor em Baleia Franca.
O pico está programado para ocorrer em dezembro, com expectativa de volume de 100 mil barris de óleo/dia e 1,35 milhões de m3 de gás natural. (das agências)
NÚMEROS
100
MIL BPD DEVE SER A CAPACIDADE DE PRODUÇÃO DO FPSO CAPIXABA
1,6
MILHÃO DE BARRIS É A CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO DA FPSO CAPIXABA
Fonte:O Povo (CE)
PUBLICIDADE