A câmara pretende verificar se seria viável repassar a encomenda da Transpetro, de oito navios gaseiros, para o estaleiro Inace, já instalado ao lado do hotel Marina Park
Pedro Alves
Especial para O POVO
Vereadores de Fortaleza querem analisar a viabilidade técnica e legal de a Indústria Naval do Ceará (Inace) & estaleiro que já existe em Fortaleza & vir a construir os oito navios gaseiros encomendados pela Transpetro.
Ontem, atendendo a requerimentos do vereador Carlos Mesquita (PMDB), a Câmara Municipal designou uma comissão, composta por dez vereadores, para acompanhar as discussões em torno da possibilidade de construção de um estaleiro no Ceará. Mesquita informou que uma das primeiras metas da comissão será a realização de um estudo para detectar as possibilidades técnicas e legais de a Inace construir os navios.
Ontem, o líder da prefeita Luizianne Lins (PT) na Câmara, Acrísio Sena (PT), defendeu que a Inace pode ser uma alternativa para a montagem dos oito navios. A Inace, no entanto, informa que não participou do processo de licitação & que ainda está em fase de negociação entre o consórcio STX Europe/PJMR e a Transpetro. O vereador Wellington Sabóia (PTN) afirmou que, durante encontro com vereadores no último dia 26, a presidência da Inace informou que o estaleiro tem estrutura suficiente para a construção dos navios gaseiros demandados pela Transpetro.
O empecilho, segundo o vereador, seria a estrutura necessária para colocar o navio no mar. Em 2004, a Inace participou de uma licitação da Transpetro para a construção de quatro navios gaseiros e, durante a concorrência, foi ponderado que o estaleiro não tinha a estrutura necessária para botar um navio desse porte na água.
Uma fonte da Inace que não quis se identificar disse ao O POVO que o investimento necessário para que o estaleiro possa ter condições de botar os gaseiros no mar é ``mínimo``.
Os vereadores que compõem a comissão foram escolhidos por Salmito Filho (PT) &, que é a favor da construção na praia do Titanzinho & e por Mesquita (PMDB), que afirma que a praia do Titanzinho deve ser vista como a ``última opção``. A comissão é formada por vereadores favoráveis à instalação do equipamento, como Plácido Filho (PDT) e Ciro Albuquerque (PTC), e por contrários, como Ronivaldo Maia (PT) e João Alfredo (Psol). Também participam Wellington Sabóia (PTN), Magaly Marques (PMDB), Marcus Teixeira (PMDB), Mário Hélio (PMN), Roberto Mesquita (PV) e Carlos Mesquita (PMDB). (fonte: O Povo online)
PUBLICIDADE