Receba notícias em seu email

MSC

Coreia busca opções para acelerar a fusão KSOE-DSME

Pela quinta vez desde o anúncio dos planos de fusão de dois dos principais construtores navais da Coreia do Sul, as autoridades coreanas confirmaram nesta quinta-feira(30) que mais uma vez concordaram em adiar o fechamento programado da fusão entre a Korea Shipbuilding Offshore Engineering Co. (KSOE) e a Daewoo Shipbuilding Marine Engineering Co. (DSME). O Banco de Desenvolvimento da Coreia, que venderia suas ações na DSME para a Hyundai Heavy Industries, concordou com uma prorrogação do prazo até o final de 2021, enquanto relatórios na Coreia sugerem que esforços estão em andamento para encontrar alternativas para acelerar a conclusão da transação anunciada pela primeira vez em fevereiro 2019.

O empecilho para a fusão vem dos atrasos na conclusão de uma revisão antitruste, principalmente com os reguladores da União Europeia. Um total de seis autoridades são necessárias para aprovar a transação, com Cingapura, China e Cazaquistão até agora sendo os únicos a assinarem seu acordo. Acredita-se que os reguladores coreanos estejam esperando pela UE, mas as autoridades europeias expressaram preocupação, dizendo que a proposta requer uma revisão extensa. O Japão também precisará aprovar a fusão.


PUBLICIDADE



Reportagens na mídia coreana sugerem que uma das principais preocupações sobre a fusão é o provável monopólio da KSOE no transporte de gás e, especificamente, no setor de GNL, se a fusão for autorizada a prosseguir. Os estaleiros da Coreia do Sul já são vistos como líderes nos segmentos de transporte de gás.






Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira