A indústria naval deu mais um passo importante em direção à era dos navios não tripulados com a entrega de um graneleiro capesize movido a GNL na Coreia do Sul, equipado com sistemas de monitoramento e segurança de máquinas baseados em inteligência artificial (IA).
O "HL Nambu 2", de 180.000 dwt, construído pela Hyundai Samho Heavy Industries para o armador H-Line, é considerado o primeiro navio equipado com IA - HiCBM, uma solução integrada de monitoramento de status, e HiCAMS, um sistema integrado solução de controle de segurança.
PUBLICIDADE
Os dois sistemas, aprovados pelo American Bureau of Shipping , diagnosticam em tempo real as condições dos principais equipamentos do navio e reconhecem automaticamente emergências e situações inesperadas, como incêndio.
O HiCBM monitora e gerencia os principais motores, compressores e bombas e usa inteligência artificial para detectar e prevenir antecipadamente sinais de falha. O HiCAMS utiliza vídeo CCTV integrado e inteligência artificial para detectar e analisar eventos relacionados à segurança em tempo real.
O próximo passo na jornada autônoma da HD Hyundai baseia-se em testes já realizados, incluindo a demonstração da tecnologia desenvolvida pela Avikus que permitiu ao transportador de GNL de 180mil metros cúbicos, "Prism Courage", navegar em modo autônomo, sob supervisão direta durante cerca de metade de sua viagem através do Oceano Pacífico.