Cada unidade do QSK60-M — de 16 cilindros em V e 60,2 litros — disponibiliza 2.000 hp de potência ao rebocador, que foi construído em aço e possui 26 metros de comprimento, 8,9 metros de boca e peso de 190 toneladas. Os dois motores, em conjunto, proporcionam uma velocidade de até 13,5 nós e estão acoplados a hélices azimutais da Rolls Royce.
PUBLICIDADE
Os motores da linha QSK60-M são montados em Daventry, no Reino Unido. Em outros locais do mundo, a Cummins já possui uma longa trajetória técnico-comercial na venda desse mesmo tipo de motor. Segundo Waldemar Marchetti, gerente de negócios marítimos da Cummins na América do Sul e México, esses motores, da Hermasa, são os primeiros eletrônicos de 60 litros da Cummins instalados na América Latina e totalizaram um investimento de cerca de R$ 1 milhão. De acordo com ele, outros projetos de rebocadores a serem equipados com o propulsor estão em curso. “Esperamos que sejam os primeiros de uma série no Brasil, na medida em que temos mais de 600 importantes projetos destinados ao atendimento à prospecção de petróleo em plataformas marítimas e também ao apoio portuário”, enfatiza.
Empurradores. A Distribuidora Cummins Minas Norte entregou à Transdourada Transportes, também da região amazônica, cinco motores KTA 19-M3, de 600 hp cada, para três empurradores de balsas, sendo dois empurradores com dois motores cada e outro com apenas um propulsor. A Cummins tem vasta experiência na região amazônica com os modelos da família KTA 19-M3. Em 20 anos, entregou mais de 500 motores para uso em empurradores.