A Marinha do Brasil anunciou que foi iniciada nesta sexta-feira (9), com o corte de chapa na TKMS Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí, em Santa Catarina, a construção da quarta embarcação prevista em seu Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT), a fragata Mariz e Barros. A embarcação homenageia o primeiro-tenente Antônio Carlos de Mariz e Barros, que comandou o Encouraçado Tamandaré durante a Guerra do Paraguai.
A previsão é de que o batimento de quilha da fragata Mariz e Barros seja feito no segundo semestre deste ano, o lançamento no ano que vem e a incorporação à Armada em 2029. A construção dos navios do PFCT conta com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do governo federal.
PUBLICIDADE
A fragata Tamandaré, a primeira da classe, foi lançada ao mar em agosto de 2024 e passou pelos testes de aceitação do mar em 2025, e a previsão é de que seja entregue ao setor operacional da Marinha do Brasil no primeiro semestre de 2026. A segunda fragata, a Jerônimo de Albuquerque, teve o batimento de quilha em junho de 2024, foi lançada ao mar em agosto de 2025, e suas provas de mar estão previstas para meados de 2026.
Já a fragata Cunha Moreira, a terceira do programa, teve seu primeiro corte de chapa realizado em novembro de 2024, e a montagem dos blocos que formam a embarcação foi iniciada em junho de 2025. A expectativa da Marinha é de que a embarcação seja lançada em julho de 2026.

















