Década proveitosa

Sérgio Machado, presidente da Transpetro. Empresa é patrocinadora desde a primeira edição

Navalshore comemora 10º ano com indústria naval aquecida. Feira vai receber este ano empresários de 40 países

A décima edição da Navalshore - Marintec South America - Feira e Conferência da Indústria Naval e Offshore 2013, de 13 a 15 de agosto, no Centro de Exposições SulAmérica, no Rio de Janeiro (RJ), será realizada em um momento muito favorável para o setor. Aquecida, a indústria naval brasileira acaba de receber R$ 41 milhões em investimentos para novas tecnologias e equipamentos. Os recursos, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, visam aumentar o índice de nacionalização das embarcações produzidas no Brasil e a capacidade de geração de empregos — setor que no primeiro trimestre de 2013 já cresceu 14,33%, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval).

PUBLICIDADE

MCI



Nesta 10ª edição da Navalshore serão 350 marcas, 60 participando pela primeira vez, em busca de novas oportunidades de negócios no setor, que já alcançou, em março deste ano, um saldo de 70.925 trabalhadores e deve movimentar mais de US$ 180 bilhões nos próximos sete anos de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Construção Naval e Offshore (Abenav). Em 2013, a UBM Brazil, organizadora do evento, espera receber, nos três dias de feira, cerca de 17 mil pessoas. Serão mais de 11 mil metros quadrados de área de exposição, reunindo as últimas novidades em produtos e serviços para construção e reparo naval, equipamentos e suprimentos para estaleiros, além de soluções para o setor de petróleo e gás.

A conferência, que ocorre paralelamente à feira durante os três dias, terá quatro painéis com os temas “Estágio atual da indústria naval e offshore - capacitação para atender à atual e futura demandas com prazo e preço adequados”; “Parcerias estratégicas na indústria naval civil e militar”; “Cadeia de fornecedores – gargalos relacionados à ampliação, conquista de contratos e financiamento à indústria de navipeças”; e “O desafio de estabelecer indicadores de produtividade para acompanhamento do desenvolvimento dos estaleiros brasileiros. O último dia da conferência será dedicado ao seminário Workboat Brasil.
Aumentar o nível de qualificação técnica é um dos principais desafios da indústria naval e offshore, além de ser fator determinante para o gerenciamento de novas demandas e desenvolvimento do setor. Atentos, os profissionais estão em busca de programas de profissionalização visando poder ocupar um dos mais de 24 mil novos postos de trabalhos que devem ser gerados na indústria até 2015. Uma oportunidade prática de qualificação para quem vai pleitear uma destas vagas são os workshops técnicos que acontecerão nos dias 14 e 15 de agosto, durante a Navalshore – Marintec South America, e que tratarão dos temas: galvanização, soldagem e construção naval. Segundo o gerente do evento, promovido pela UBM Brazil, Renan Joel, os workshops foram elaborados com a intenção oferecer soluções para as dificuldades que permeiam a qualificação de mão de obra. “O objetivo é promover o aprimoramento e contribuir para a formação profissional da indústria naval e offshore”, diz.
Com a temática galvanização por imersão a quente, o primeiro workshop será ministrado pelo Instituto de Metais Não Ferrosos (ICZ) e oferecerá ao profissional a prática e a eficiência de proteção contra a corrosão de ferro e aço. “Apresentaremos o processo realizado na indústria siderúrgica, suas aplicações e benefícios”, adianta o gerente de Desenvolvimento de Mercado do Instituto, William Marques.
Já no segundo encontro, ministrado pela Associação Brasileira de Soldagem (ABS), serão apresentadas soluções e desafios em um dos segmentos que mais demanda mão de obra, a soldagem. “É muito importante o profissional conhecer os equipamentos e os consumíveis de soldagem que podem garantir a qualidade e a produtividade dos trabalhos”, lembra o diretor executivo do ABS, Daniel Almeida. Deste encontro participam ainda o conselheiro da ABS, engenheiro Ricardo Fedele, o gerente e engenheiro da Fronius Internacional, Christoph Kammerhuber e o consultor sênior e engenheiro da Petrobrás, José Cunha Lima.
A Navalshore - Marintec South America 2013 tem os patrocínios da Transpetro e da Caixa.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira