Na tarde desta terça-feira, dia 13, a deputada estadual Ana Paula Lima (PT) conversou com representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Armazenador no Estado de Santa Catarina. Os trabalhadores estiveram na Assembleia Legislativa, onde o presidente do sindicato, Sandro Augusto de Oliveira, utilizou a tribuna no início da sessão.
“O sindicato nos procurou para apresentar a real situação do porto graneleiro da Cidasc em São Francisco do Sul”, relata a deputada Ana Paula Lima. Após o contato, a equipe do mandato realizou uma visita ao local, onde registrou a falta de investimentos nas instalações e equipamentos do terminal, além das precárias condições de trabalho que colocam a vida destes servidores em risco.
Foram encontrados no local tanques com capacidade para armazenagem de 8 mil toneladas de óleo desativados, gerando prejuízos ao porto. São praticadas tarifas absolutamente defasadas, mas que mesmo assim garantiram ao porto da Cidasc um rendimento de quase R$ 7 milhões até o mês de junho.
Ana Paula solicitou uma reunião com o presidente da Cidasc e o sindicato, para que seja encontrada uma solução para este grave problema. “O terminal graneleiro é fundamental para o desenvolvimento do estado. Não pode ficar abandonado”, ressalta a deputada. Ela acrescenta que o terminal funciona hoje graças à dedicação dos trabalhadores, que diariamente colocam suas vidas em risco e chegam a pegar máquinas emprestadas para não deixar o porto parar.
A parlamentar solicita ainda que a Comissão de Transportes e de Serviços Públicos faça uma vistoria ao terminal graneleiro, com o objetivo de construir soluções para que o Estado faça os investimentos necessários no porto em São Francisco do Sul.
Fonte:Folha Blumenauense
PUBLICIDADE