MSC

Dever de casa - Danica nacionaliza para crescer no setor naval

Em 2011 a Danica conquistou seu primeiro contrato com a Transpetro para reforma de módulos de acomodação de um dos navios da frota da empresa.  Se depender da disposição do diretor geral da Danica Corporation, Steffen Nevermann, em breve serão muitos mais. “Recentemente entramos para o cadastro de fornecedores da Petrobras e temos planos de fazer muitos negócios com a empresa, afinal, o setor naval está em ascensão e a Danica está buscando aumentar ao máximo a nacionalização de seus produtos, o que atende diretamente a um desejo da estatal”, afirma ele.

O crescimento do conteúdo local da Danica só tem crescido desde que ela passou a atender ao setor naval no Brasil, há quatro anos. Começou com 50% e em 2008, a partir da entrada em operação da fábrica de Santa Catarina, a produção local chegou a 70%. Mais recentemente atingiu 97%. Para chegar a tal patamar, a Danica também conta com outra fábrica em Mato Grosso e desde o ano passado também com a unidade de Pernambuco, onde foram investidos R$ 20 milhões em ampliação e aquisição de equipamentos para que pudesse fabricar módulos para o segmento naval.

Segundo Nevermann, chegar a esse patamar de conteúdo local faz com que a empresa tenha condições de mudar o approach com o mercado. “Antes fazíamos a fabricação e montagem (turn key). Agora queremos também ter a opção de somente vender os materiais pois tem estaleiro que já dispõe de montadora. “Nossa meta é chegar a ter 50% do faturamento do segmento naval a partir das vendas de materiais.”

PUBLICIDADE

Ecobrasil


Steffen Nevermann afirma que a Danica tem crescido em média 34% ao ano desde 2002. No ano passado, faturou R$ 350 milhões. Hoje a divisão naval tem participação de 5% no total do faturamento do grupo e a meta é chegar a 20% de participação em 2015.  “Temos excelentes perspectivas na área naval em função do aquecimento do mercado”, afirma ele, explicando que a empresa, de capital dinamarquês, está no Brasil desde 1975, mas atendendo a outros segmentos industriais.



Praticagem

   ATP    GHT    abtp
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira