O Estaleiro Atlântico Sul (EAS), instalado no Complexo Industrial Portuário de Suape (Ipojuca, Pernambuco) fechou contrato com a IHI Marine United Inc.(IHIMU) - Divisão de Construção Naval Offshore da Ishikawajima-Harima Heavy Industries, sediada no Japão e controlada pelo grupo Mitsui. A IHIMU será o chamado "consultant shipyard" (estaleiro consultor) do EAS, prestará serviços de consultoria técnica de operações para todas as embarcações produzidas no EAS, incluindo drill ships (navios sondas) e não terá participação acionária no EAS.
O contrato com um parceiro internacional era uma exigência da Transpetro desde que a Samsung se retirou do negócio.
PUBLICIDADE
A IHIMU tem pleno conhecimento do mercado brasileiro, graças à experiência adquirida por meio da gestão e operação do estaleiro Ishibras, que atuou durante 35 anos no país, utilizando avançado know-how japonês de construção naval. Ao longo desse período, a Ishibras deu uma contribuição decisiva para o desenvolvimento e expansão do setor no Brasil.
Em relação às sondas, o EAS tem um contrato, já em execução, com a norueguesa LMG Marin, para o fornecimento do projeto básico e detalhamento das embarcações. A LMG está entre as líderes, no mercado europeu, no segmento de arquitetura e engenharia naval, tendo sólida atuação na região do Mar do Norte.
O EAS é o Único estaleiro do país com planta naval de quarta geração.
Da Redação