O estaleiro Eisa lançou ao mar a BS Jericoacoara para a Brasil Supply em agosto. O armador recebeu também do estaleiro Arpoador o BS Iporanga. As duas embarcações são as oitava e nona de um total de 17 encomendadas pelo armador para operações de apoio marítimo. A BS Jericoacoara, segundo barco do tipo PSV (Platform Supply Vessel) da Brasil Supply, foi lançada no dia 18 de agosto. A embarcação transportará combustível, água potável, provisionamentos e tripulação. Sua principal utilização será no transporte de fluidos de completação e perfuração para poços de petróleo.
PUBLICIDADE
Outra embarcação com as mesmas características, a BS Itamaracá, lançada em 2014 também no Eisa, entrará em operação no final deste ano. A BS Jericoacoara deverá entrar em operação a partir de meados de 2016. Ambas terão como base a cidade de Macaé e atuarão na Bacia de Santos. Com tripulação de 16 marítimos têm capacidade extra para seis passageiros cada.
O presidente da Brasil Supply, José Ricardo Roriz Coelho, salienta que o diferencial desses dois barcos, considerados o estado da arte no que se refere à tecnologia e sistemas de navegação e comunicação, é sua capacidade de transportar grandes volumes de carga líquida, com quatro tipos de segregação: lama sintética; lama à base de óleo; lama à base de água e salmoura.
A BS Iporanga, embarcação do tipo UT 4.000, entra de imediato em operação. Trata-se de um FSV (Fast Supply Vessel), com foco no transporte de carga. É de alta velocidade e garante grande mobilidade para as equipes da Petrobras em alto-mar. Terá como base a Baía de Guanabara e atenderá, principalmente, as atividades na Bacia de Santos.
Capaz de atingir velocidades superiores a 25 nós, a fast supply vessel BS Iporanga está entre as mais velozes em operação do país e foi construída com mais de 60% de conteúdo nacional.
Roriz Coelho, defendendo políticas eficazes para a revitalização da cadeia produtiva de petróleo e gás, acredita na recuperação do setor e no grande potencial representado pela exploração do pré-sal. “Nesse sentido, estamos mantendo os investimentos e cumprindo a agenda de construção e entrega de 17 barcos para operações de apoio marítimo.”
Os barcos são construídos em estaleiros nacionais e integram o Plano de Renovação da Frota de Embarcações de Apoio Marítimo (Prorefam) da Petrobras. “A nossa previsão é de que até 2017 todas as 17 embarcações construídas no país, nesta primeira fase de nosso Plano de Negócios, estejam em operação”, salienta Roriz. Para atender à demanda, a Brasil Supply captou, em 2009, mais de R$ 800 milhões em financiamentos ao Fundo de Marinha Mercante (FMM).
Características: porte brupo - 4.500 ton.; potência total - 5000kw; comprimento: 91,4 metros; Classificação - DNV; Boca - 19 metros; Projetista - Rolls Royce (UT 775e).