Navalshore 2024

Embarcação movida a hidrogênio recebe aprovação da Guarda Costeira americana

Após quase cinco anos de desenvolvimento e vários atrasos, o primeiro navio comercial movido a hidrogênio nos Estados Unidos recebeu a aprovação da Guarda Costeira dos EUA para entrar em serviço. Desenvolvido por uma startup chamada SWITCH Maritime, o navio catamarã "Sea Change" para 75 passageiros foi apresentado na última sexta-feira com seu Certificado de Inspeção do Setor da Guarda Costeira de São Francisco.

Com o certificado, o navio pode agora iniciar a operação comercial para um serviço público de ferry com emissões zero. Após um evento formal de lançamento em junho, o "Sea Change" será operado em um serviço piloto de seis meses pela Autoridade de Transporte de Emergência Aquática da Área da Baía de São Francisco (WETA). Após o período inicial de demonstração, a SWITCH colocará a embarcação numa rota de ferry mais permanente.

“Este COI representa o culminar de anos de estreita colaboração com a Guarda Costeira dos EUA e um marco significativo para a indústria marítima, demonstrando a viabilidade de embarcações neutras em carbono”, disse Pace Ralli, CEO da SWITCH.

PUBLICIDADE


O "Sea Change" usa células de combustível de hidrogênio para alimentar motores totalmente elétricos em distâncias de trânsito de até 300 milhas náuticas e velocidades de até 15 nós. Construído e lançado no estaleiro All American Marine em Bellingham, Washington, em agosto de 2021, o "Sea Change" é uma balsa catamarã de 21 metros projetada por Incat Crowther.

A embarcação possui um sistema integrado de energia a hidrogênio da Zero Emission Industries, com 360 kW de células de combustível da Cummins e 600 kW de propulsão por motor elétrico da BAE Systems. Seus tanques da Hexagon Purus têm capacidade para 242 quilos de hidrogênio armazenado na forma gasosa no convés superior a uma pressão de 250 bar.

Até agora, existem apenas alguns navios movidos a hidrogénio no mundo, embora os apoios destaquem o potencial da indústria. Fundada em 2018, a SWITCH Maritime desenvolve, financia, constrói e aluga embarcações marítimas com emissão zero para operadores existentes nos EUA e internacionalmente. A SWITCH informou que está trabalhando ativamente em projetos de expansão adicionais para balsas com emissão zero de 150, 300 e 450 passageiros.



Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Pesa   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira