Foi empossado oficialmente, na tarde desta quarta, 16, o novo diretor superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Lopes.
A solenidade foi realizada pelo governo do Estado na superintendência do Porto do Rio Grande e contou com a presença do secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Beto Albuquerque, que, na ocasião, representou o governador do Estado, Tarso Genro.
Durante solenidade, foram empossados ainda os novos diretores Técnico, Luiz Laurino, de Infraestrutura, Cesar Wojciechowski, e Administrativo e Financeiro, Daniel Alvarenga. Estiveram presentes ao evento autoridades civis, militares e empresários. Durante a cerimônia, Lopes, que assumiu o Porto do Rio Grande em 3 de janeiro, reafirmou seu compromisso com o complexo portuário do Município e anunciou que, para 2011, estão previstas, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a revitalização e a ampliação de 1.425 metros do cais do Porto Novo; a dragagem de aumento do calado do Porto Novo, do canal de São José Norte e da bacia de evolução e o projeto de modernização das retroáreas.
Os recursos para essas obras chegam a R$ 360 milhões. De acordo com Dirceu, a SUPRG deverá investir outros R$ 80 milhões na dragagem de manutenção do canal, na construção da pavimentação do Porto Novo, em sinalização náutica, em monitoramento dos Molhes da Barra e em monitoramento ambiental. Lopes abordou ainda a intenção em buscar recursos para investir na inovação tecnológica a fim de que haja maior segurança e rapidez nas diversas operações portuárias.
O secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Beto Albuquerque, abordou, em seu pronunciamento, o empenho do governo do Estado para potencializar o transporte visando proporcionar ao Porto do Rio Grande maior competitividade.
De acordo com ele, além do monitoramento da duplicação da BR-392, entre Rio Grande e Pelotas, e da BR-116, entre Guaíba e Pelotas, ele afirma retomar um projeto iniciado há alguns anos atrás de revitalizar a hidrovia que liga Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre. O secretário falou ainda sobre a luta para que a Ferrosul ligue a cidade de Panorama em São Paulo até Rio Grande através da Ferrovia Norte-Sul. A iniciativa, segundo ele, seria uma alternativa a mais para ligar áreas industriais da Serra e do centro do Estado até o porto.
Fonte: Jornal Agora (RS)/ Melina Brum Cezar
PUBLICIDADE