A implantação do terceiro estaleiro no Estado pode começar a sair do papel. O Grupo Construcap, responsável pela construção do equipamento no Complexo Industrial Portuário de Suape, fechou parceria com uma empresa do setor naval americano. Em novembro do ano passado, o grupo paulista assinou um termo de compromisso com o Governo do Estado para instalar o estaleiro em Pernambuco e aguardava o fechamento de parcerias para dar início à obra. Hoje, os empresários estarão reunidos com o secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente de Suape, Fernando Bezerra Coelho, para conhecer os terrenos disponíveis no Complexo.
“Eles estão em busca de uma área com cerca de 40 hectares”, contou o secretário. O grupo americano envolvido na negociação possui unidades de construção naval nos Estados Unidos, Oriente Médio, Cingapura e China. O custo do empreendimento está orçado em R$ 200 milhões. O estaleiro deve gerar sete mil empregos, sendo 1,5 mil durante a construção.
Quando assinou o termo de compromisso, em novembro de 2010, durante a comemoração dos 31 anos de Suape, o vice-presidente da Construcap, Roberto Capobianco, afirmou que a instalação da indústria deve demorar de 12 a 15 meses.
Além do terceiro estaleiro, Suape também ganhará mais uma indústria. Esta semana a americana Fiber Glass System, do grupo National Oilwell Varco (NOV), anunciou que a primeira unidade no Brasil será no complexo. Com investimento de R$ 28 milhões, a fábrica de tubos em fibra de vidro e conexões em epóxi para a indústria de petróleo ocupará uma área de oito hectares, devendo ficar pronta em abril de 2011.
Fonte: Folha de Pernambuco/ROCHELLI DANTAS
PUBLICIDADE