Sindicato da Indústria de Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval) e a Fundação ARO entregam hoje (5) o Prêmio Naval de Qualidade e Sustentabilidade a estaleiros e empresas fornecedoras, às 17h30 no auditório da Caixa Econômica Federal, na agência central do Rio de Janeiro, na Avenida Almirante Barroso. O PNQS tem o patrocínio da Caixa, do Banco do Brasil, da Petrobras e da Sete Brasil.
O presidente do Sinaval, Ariovaldo Rocha, informa que 15 empresas se inscreveram nas modalidades qualidade, inovação e responsabilidade social. Na segunda-feira, em cerimônia no auditório da Caixa, no centro do Rio de Janeiro, o diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa; o diretor comercial do Banco do Brasil, Sandro Marcondes; a superintendente regional de petróleo e gás da Caixa, Eugenia Regina de Melo; e o presidente da Sete Brasil, João Ferraz, entregarão o prêmio o às quatro empresas do setor naval cujas boas práticas foram selecionadas pela comissão julgadora.
“O compromisso da indústria brasileira da construção naval e offshore é estabelecer padrão operacional competitivo em relação ao mercado mundial”, diz Ariovaldo Rocha. “Já alcançamos reconhecimento nas relações trabalhistas, ao desenvolver com os sindicatos dos trabalhadores e o Ministério do Trabalho e Emprego a nova norma de segurança do trabalho em estaleiros, a NR 34, considerada um exemplo mundial pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse padrão de comprometimento sócio-econômico é o que desejamos manter e estimular”, complementa ele.
O PNQS mostra o desenvolvimento da indústria brasileira da construção naval e offshore que ocorre de forma estruturada e com metas definidas a atingir, diz o vice-presidente executivo do Sinaval, Franco Papini.
Articulação dos agentes
O PNQS busca universalizar no setor o estágio de desenvolvimento já atingido em vários estaleiros. Procura estimular a articulação com os demais agentes que atuam no setor da construção naval que são: a indústria fornecedora de materiais, equipamentos, sistemas e serviços; as instituições financeiras; os centros de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia e órgãos governamentais municipais, estaduais e federais.
Para a rede de fornecedores, o Sinaval está operacionalizando o programa de aumento do conteúdo local nos fornecimentos a navios e plataformas.
Com as instituições financeiras, o Sinaval dá continuidade aos convênios firmados com o Banco do Brasil, BNDES e Caixa Econômica Federal, com o objetivo do fortalecimento da capacidade empresarial e da cadeia produtiva.
Informações sobre o PNQS
O PNQS será atribuído segundo duas modalidades:
1 – Reconhecimento de políticas ou processos de sustentabilidade das empresas e doe aumento da competitividade.
2 - Práticas inovadoras ou de aperfeiçoamento, com resultados constatados, no escopo dos programas definidos pelo governo federal e da norma técnica de responsabilidade social, ABNT16001 de 2004.
Participaram do PNQS empresas do setor naval (estaleiros ou fornecedoras) que inscreveram suas experiências nas áreas de qualidade da produção e inovação, respeito ambiental e responsabilidade social.
Da Redação
PUBLICIDADE