O Estaleiro Aliança realiza nesta quinta-feira, 26 de abril, o batismo e a entrega do navio CBO Pacífico à Companhia Brasileira de Offshore (CBO). A cerimônia acontece no próprio estaleiro, localizado em Niterói, no Rio de Janeiro. Do tipo PSV, a embarcação será a 19ª da frota da CBO e vai operar para a Petrobras.
Construído no Estaleiro Aliança, em Niterói, o navio recebeu financiamento do Fundo de Marinha Mercante (FMM), concedido pelo BNDES. A empresa também está construindo no Estaleiro Aliança mais quatro novos navios de apoio marítimo. Maria Hermínia Oliveira Naslausky, esposa do diretor da CBO, Alfredo Naslausky, será a madrinha do CBO Pacífico.
A embarcação incorpora inovações tecnológicas a partir do formato do casco X-Bow da projetista norueguesa Ulstein. Segundo a CBO, o formato da proa propicia melhor comportamento em mar agitado, melhorando o desempenho no apoio marítimo a plataformas de petróleo em campos a mais de 200 quilômetros da costa.
Com 3.200 toneladas de porte bruto, o navio tem comprimento total de 76,3 metros, boca de 16 metros e 6,3 metros de calado máximo. Com sistema híbrido de transporte de carga, que permite o transporte de material retirado durante operações de perfuração no solo submarino, a embarcação tem também sistema de propulsão diesel-elétrico, de posicionamento dinâmico e de comunicação de dados e de voz via satélite.
(Da Redação)
PUBLICIDADE